Escola de Caxias lança projeto que incentiva hábito de leitura nos alunos

Ação começou na Escola Municipal Professor Alberto Ribeiro Vasconcelos, no bairro São Bento

Escola em Caxias lança projeto que incentiva o hábito de leitura nos alunos

Divulgação

Duque de Caxias – Profissionais da Escola Municipal Professor Alberto Ribeiro Vasconcelos, no bairro São Bento, decidiram se unir para intensificar, de maneira prazerosa e criativa, o hábito da leitura nos 278 alunos da unidade, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. A partir daí, eles lançaram o projeto Sacola Preciosa, que tem como objetivo proporcionar o acesso dos alunos aos livros da literatura infantil. Os exemplares podem ser levados para casa, como uma oportunidade de socialização com a família e, posteriormente, trabalhados em sala de aula.

O resultado? A gente pôde conferir na prática. “Olha que livro legal! Eu que escolhi. Quando eu chegar em casa, vou ler junto com a minha mãe”, contou o pequeno Caio Henrique Ferreira, de 7 anos, todo entusiasmado, enquanto desfolhava o livro “O bicho-medo e seu segredo”, de Eliana Pimenta.

Assim como Caio, a garotada era só alegria ao mostrar o seu exemplar dentro de uma sacola estilizada com o nome do projeto.

“Fico muito feliz com o resultado inicial do Sacola Preciosa. Por meio da leitura, as crianças desenvolvem distintas habilidades, como o aumento de vocabulário, imaginação, criatividade, e também adquirem uma bagagem cultural que, em muitos casos, vai acompanhá-las para o resto da vida”, explicou a diretora da unidade, Carla Maria Simplício, que é autora do projeto Sacola Literária. Ela aproveita para elucidar o bom desenvolvimento do trabalho à integração de todos. “A equipe escolar tem sido maravilhosa e os pais participam da contação de histórias. De maneira integrada, cada um tem uma participação importante”, comemorou.

Sacola Literária consiste em cada aluno levar para casa um livro, sendo trocado semanalmente na escola. A leitura e a discussão do texto com os familiares devem ser registrados em um caderno. Ao retornar com a sacola, o aluno deve fazer o reconto da história para os seus colegas e compartilhar suas atividades, em meio a rodas de conversa. Em paralelo a isso, acontece durante todo o projeto uma avalição mediante observação da participação dos alunos nas atividades de leitura e escrita.

Facebook Comments

Open chat
Anuncie AQUI! >>>
Olá!
Gostaria de anunciar sua marca aqui?
Powered by