Jornal Povo

DANÇOU:”Polícia Civil prende chefe de uma milícia em Nova Iguaçu”

Wanderson Lopes Pereira dos Santos, o PQD, é ex-integrante do grupo “Caçadores de ganso” e investigado numa tentativa de homicídio contra uma equipe da 58ª DP (Posse)

Wanderson Lopes Pereira dos Santos, o PQD, é suspeito de chefiar a milícia da região de Miguel Couto, em Nova Iguaçu

Divulgação

Rio – Apontado como líder de um grupo de milicianos que atuam numa região de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Wanderson Lopes Pereira dos Santos, conhecido como PQD, foi preso na tarde de segunda-feira, por policiais da 58ª DP (Posse). Houve confronto na ação e outro paramilitar, identificado como Rafael Ferreira dos Santos, o Malabim, acabou morto.Ex-integrante de uma milícia conhecida como “Caçadores de Ganso”, PQD é o principal alvo de uma investigação da distrital sobre uma tentativa de homicídio contra uma equipe policial no último dia 15, em Miguel Couto, área onde o suspeito atua. Na ocasião, três agentes da 58ª DP realizavam uma diligência para tentar prender cobradores da milícia que extorquem comerciantes daquela região, quando foram atacados a tiros por ocupantes de um veículo que faziam a escolta desses cobradores. Um policial ficou ferido no joelho.Nesta segunda-feira, os investigadores descobriram após informações de inteligência que PQD estaria saindo da casa de parentes, onde estava se escondendo, em Queimados, em direção a Nova Iguaçu. O miliciano tinha o objetivo de se reunir com Malabim, outro integrante do grupo paramilitar.

Em um primeiro momento, PQD foi capturado próximo ao viaduto que divide o bairro de Cabuçu e o Município de Queimados, sendo encontrado num carro portando uma pistola calibre 9 mm, munições e um carregador de fuzil 7.62, além de um caderno contendo anotações do grupo miliciano e dois celulares.Após prendê-lo, os policiais seguiram para o ponto onde a dupla se encontraria. No local, Malabim, que estava armado com uma pistola, reagiu à abordagem e acabou sendo alvejado pelos agentes.

Segundo o delegado Willians Batista, titular da Delegacia da Posse, as investigações sobre o ataque aos policiais irão continuar para que todos os envolvidos sejam identificados.