Jornal Povo

Melinda Garcia, autora do monumento a Ayrton Senna, abre exposição no Centro Cultural Correios RJ, com aval do Professor Péquignot, da Nova Sorbonne/Paris

Por: Clilton Paz.

Fotos: @zznperes.

Autora do monumento em homenagem a Ayrton Senna expõe 45 peças inéditas no Centro Cultural Correios RJ.

“O que caracteriza, pois, o artista é nem tanto estar inscrito numa realidade social, sendo este o destino comum de todos, artistas ou não, quanto saber e poder extrair dela alguma coisa que se encontre nela em seu estado latente, não prevista ou, em todo caso, não vista pelos outros, e que faça acessar uma realidade e seu conhecimento com sua ação. Nesse sentido, a obra de Melinda Garcia parece bem exemplar da ‘alma do futuro’, que é o tema desta exposição”

(Bruno Péquignot, Professor Emérito de Sociologia: Nova Sorbonne – Paris 3).

Autora do monumento ‘Velocidade, Alma e Emoção’, em homenagem a Ayrton Senna, a artista plástica carioca Melinda Garcia abriu a exposição “Imortal: Arte, Alma e Futuro”, com 45 peças, entre pinturas e esculturas, no Centro Cultural Correios RJ, com curadoria da Tartaglia Arte, no dia 21 de outubro, com elogios do Professor Emérito de Sociologia da Nova Sorbonne, Bruno Péquignot, ao seu trabalho.

Melinda Garcia é conhecida por muitos de suas obras, tanto em coleções particulares famosas, quanto por obras públicas. Além disso, é possível se encantar com algumas das suas mais belas esculturas, expostas nos jardins de entrada de famosos prédios da Zona Sul do Rio, prédios comerciais e condomínios, nas zonas Sul, Centro e Oeste. Olhos atentos verão um museu a céu aberto na orla da praia e na Lagoa Rodrigo de Freitas, na entrada de prédios comerciais ou na Casa Roberto Marinho.

Sua inquietação criativa também trouxe o “Holomovimento” (conceito do físico David Bohm), onde a arte é viva, movimenta-se e está sempre se recriando, comunicando-se com o artista e os observadores. A Arte é a rede que une as forças fundamentais do Universo e, finalmente, reconcilia a Ciência com a Religião.

Foi quando escreveu o livro “Holomovimento: Espelho D’Alma, que também será apresentado durante a exposição. A primeira publicação foi realizada em 2001, pela Papel e Virtual e foi reeditado em 2014, pela editora MCMG Produções, trazendo uma surpresa. Com o objetivo de mostrar a importância do movimento transcendente do profano ao sagrado, o livro foi desmembrado em dois vieses: Surrealismo e Misticismo. Por isso, foi girado e traz duas capas. Fica a cargo do leitor optar por qual lado começa a sua viagem.

Serviço.

Exposição: “IMORTAL: ARTE, ALMA E FUTURO”.

Local: Centro Cultural Correios RJ – (Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, RJ).

Abertura: 21 de outubro de 2021, às 17h.

Visitação: 22 de outubro a 05 de dezembro de 2021.

Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h.

Censura: Livre.

Acesso: Gratuito.

Acessibilidade: Sim.

Apoio: Centro Cultural Correios – RJ / Círculo Ítalo Brasileiro – SC / Consolato Onorario Italiano – Florianópolis/SC / Ministério das Comunicações – Governo Federal.