Jornal Povo

VINTE, mais novo espetáculo da Focus Cia de Dança, dirigido e coreografado por Alex Neoral, marca a maioridade da companhia, que completa 21 anos em 2021

Por: Clilton Paz.

Fotos: Manu Tasca

Este trabalho inédito, com oito bailarinos em cena e dedicado à obra de Clarice Lispector – no ano do centenário da escritora a Focus completou 20 anos –, mistura dança e literatura. Palavras que tentam ser traduzidas em movimento, imagens que viram gestos dançados, poesia que sai do papel e vira cena. Dizer o indizível, compreender o não tátil, um universo de constante busca de significados quando a maior explicação está no viver. Contos, romances e frases se misturam e ajudam a estruturar uma obra cheia de emoção, onde o sentir ultrapassa o compreender.

Temas como vida, morte, maternidade, mulher, amor, alma, coração… temas recorrentes que viram cenas de um espetáculo envolto em vigor e paixão, num cenário criado por Natalia Lana, que conta com uma bolha gigante e transparente de 2,50mt de altura, onde os bailarinos dançam e interagem. E ainda 400 ovos, que remetem ao início da vida, a fase embrionária, e um fio metálico representando o cordão umbilical e a finitude.

Já a trilha sonora original, de Felipe Habib e Plínio Profeta, com muita percussão, traz vários instrumentos musicais como acordeom, violão e piano acompanham a subjetividade do espetáculo, misturando poesia, tensão e suavidade, com muitas camadas rítmicas e atmosféricas diferentes. E os figurinos repaginados, de Roberta Bussoni foram inspirados em modelos dos anos 40.

“Um trabalho bem abstrato, possibilitando ao público construir a sua própria interpretação. Um espetáculo subjetivo e ao mesmo tempo muito potente”, resume Alex Neoral.

Serviço.

VINTE | Focus Cia de Dança.

Temporada: de 04 a 07 de novembro de 2021.

Horário: 5ª a Sábado às 20h e Domingo, às 19h.

Local: Teatro Riachuelo RJ – Rua do Passeio, 40 – Rio de Janeiro.

Estação de Metro: Cinelândia.

Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia).

Duração: 70 minutos.

Classificação: Livre.

Atenção: Os ingressos são para apresentação presencial e serão vendidos on-line pelo site, pelo totem que se encontra no teatro e pela bilheteria que funciona de segunda a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 12h às 19h..