Jornal Povo

Rio entra em estágio de mobilização por causa da chuva na cidade, que deve continuar por todo feriado

RIO — O Centro de Operações da Prefeitura do Rio acionou neste domingo o estágio de mobilização para a cidade do Rio. A mudança foi provocada pelo registro de chuva moderada nas regiões da Barra/Barrinha e Bangu, ambas na Zona Oeste do Rio.

Segundo a prefeitura, o estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. De acordo com o sistema Alerta Rio, núcleos de chuva atuam sobre a cidade que pode ter chuva moderada, pontualmente forte.

Recomendações para o estágio de Mobilização:

  • Siga sua rotina
  • Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações.
  • Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito.
  • Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Tempo no feriado: chuva pode ser forte nesta madrugada

Durante a manhã e a tarde deste domingo o carioca enfrentou temperaturas amenas e chuvas fracas e pontualmente moderadas no fim da tarde em alguns bairros. A queda de temperatura é devido à ação de áreas de instabilidade que atuam em conjunto com o transporte de umidade do oceano. A temperatura mínima registrada foi de 17,3°C, às 3h15, na estação Guaratiba, e máxima registrada foi de 27°C, às 12h15, na estação Santa Cruz.

Para a madrugada deste domingo para segunda-feira, os meteorologistas preveem que ocorra chuva constantemente moderada e pontualmente forte.

O tempo segue instável nesta segunda-feira e pode ter novamente chuva moderada durante o dia. Na terça-feira o céu continuará nublado e pode ocorrer chuva fraca ou moderada em pontos isolados. Na quarta-feira o tempo volta a firmar e não há previsão de chuva.