Jornal Povo

Dia da Consciência Negra ganha grande evento no Bandolim Cult Bar, na Escadaria Selarón

Nova casa de cultura no Rio de Janeiro traz show de Gil Flores e desfile de jovens modelos negros.

Por: Clilton Paz.

Foto:  Bandolim Cult Bar recebe evento pelo Dia da Consciência Negra (foto Alvaro Tallarico).

No próximo sábado, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Bandolim Cult Bar, nova casa de cultura do Rio de Janeiro, realiza um grande evento a partir das 16 horas, em conjunto com a BadaAUÊ Collab. Haverá moda, através dos desfiles das marcas presentes na Casa Afrodai; gastronomia, por meio da culinária vegana presente no espaço; e arte, por diferentes intervenções e performances artísticas. Uma delas é o show da cantora Gil Flores, com o melhor da música preta.

O evento acontece ao lado da Escadaria Selarón, terceiro ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro, no Bandolim Restaurante Cult Bar, o qual une culinária especializada, casa de cultura e bar, sempre com exposições rotativas de artistas variados e apresentações musicais. Tudo isso em um casarão histórico onde foi a Pensão Pick, nos números 97 e 97 A, da Rua Joaquim Silva, na Lapa. Ali, viveu um grande mestre da música brasileira, Jacob Pick Bittencourt, o Jacob do Bandolim (1918-1969), e sua mãe, Raquel Pick. Foi nessa

casa que o gênio do Choro aprendeu a tocar o instrumento que o consagrou e nomeia a casa. Além disso, a fachada do casarão é cheia de detalhes em art nouveau e tombada pelo Estado.

Antes, pela manhã, das 9h até às 14h, o Bandolim realiza outro evento independente, fechado, junto com a ONG Pretas Ruas, somente para mulheres negras atendidas pela organização. Elas vão contar com a apresentação de um sarau e receberão gratuitamente, pratos do restaurante feitos pela cozinheira Angélica Maria. Em seguida, vão ganhar exemplares do livro “Cem Ruínas na Esquina da Poesia” de presente.

A ONG Pretas Ruas foi fundada por Pamella Lessa e Pamella Oliveira com a missão de promover o desenvolvimento e fortalecimento de iniciativas voltadas para mulheres negras em situação de rua e de abrigos, contribuindo para a redução da desigualdade social e de gênero, além de darem suporte às famílias previamente inscritas.

No sábado, o Bandolim abre normalmente para todos os públicos com ênfase no público negro e admiradores da cultura afro, a partir das 14 horas. Logo, em seguida, começam as apresentações musicais, desfiles e exposições. Tudo seguindo as normas determinadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro, sob as orientações de prevenção ao Covid-19 estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Serviço.

Dia da Consciência Negra no Bandolim Cult Bar.

Dia: Sábado, 20 de novembro de 2021.

Horário: 16h.

Local: Bandolim Restaurante Cult Bar, Rua Joaquim Silva, 97, Lapa, ao lado da Escadaria Selarón.

Informações: instagram.com/bandolimrio – Whatsapp: (21) 97916-1879.

Entrada franca.