Jornal Povo

Hospital da Posse amplia horário do banco de sangue na semana do doador

De 22 26 de novembro, unidade estará de portas abertas das 7h30 às 15h

Banco de sangue do Hospital da Posse irá funcionar em horário ampliado na próxima semana

Divulgação/PMNI

O Hospital Geral de Nova Iguaçu vai ampliar o horário de funcionamento do banco de sangue da unidade a partir de segunda-feira, quando se inicia a semana que celebra o Dia Nacional da Doação de Sangue, celebrado em 25 de novembro. Com isso, de 22 a 26 próximos, a doação poderá ser feita entre as 7h30 às 15h. Quem doar sangue nesta semana irá receber brindes e terá um lanche especial.

Para o diretor-geral Joé Sestello, um dos grandes desafios para o HGNI, uma das únicas unidades de portas abertas da região, é manter o estoque abastecido para casos de emergências ou internações que precisam de transfusão sanguínea. Para atender a demanda, são necessárias 600 doações por mês, porém, este número costuma ser 35% menor. Embora tenham dias em que há boa procura dos doadores, a média de bolsas coletadas ainda está abaixo do ideal.

“O HGNI é um hospital com perfil regional que atende pacientes graves que, na maioria das vezes, precisam de transfusão. É importante que nosso estoque esteja abastecido para que possamos salvar essas vidas. Por isso, ampliamos o horário da doação entre 22 e 26 de novembro, não só para receber mais doadores, como também para agradecer por este gesto solidário e importante para nossa unidade. Uma bolsa de sangue doada é capaz de salvar até quatro vidas”, disse.

Devido a pandemia, a entrada só será permitida com uso de máscara. A unidade disponibiliza álcool em gel e passa por um processo diário de higienização dos setores. O banco de sangue do HGNI é o único público da Baixada Fluminense ligado ao Hemorio.