Jornal Povo

‘Marighella’ terá exibições gratuitas na Baixada Fluminense

Seu Jorge interpreta o guerrilheiro no filme dirigido por Wagner Moura

Um grupo de, pelo menos, sete coletivos e movimentos sociais se mobilizou nas redes para levar o filme dirigido por Wagner Moura, ‘Marighella’, para a Baixada Fluminense e São Gonçalo. Estão marcadas três sessões gratuitas na Baixada que vão acontecer em Nova Iguaçu, Duque de Caxias e em São João de Meriti a partir do próximo domingo e vão contar com a presença do Pastor Henrique Vieira, que interpreta um frei dominicano amigo do guerrilheiro no filme.

— Acho que quando o filme vai para a Baixada Fluminense, atinge seu objetivo máximo, encontra seu público prioritário, chega de fato a quem tem que chegar, porque é um filme engajado socialmente, que fala dessa luta popular por sobrevivência, por vida plena, dignidade, direitos e democracia — diz Henrique Vieira, que fez a ponte entre os movimentos sociais da Baixada e a produção do filme pelas exibições gratuitas.

Na foto, Wesley Teixeira e Pastor Henrique Vieira com cartaz do filme

Segundo ele, a proposta do filme é mesmo circular entre os territórios de periferia e entre movimentos sociais:

— O filme tem esse compromisso ético com a democracia e é para circular mesmo entre movimentos sociais. É uma reflexão não só sobre a década de 1960, mas sobre o Brasil de hoje. É um chamado para a gente se organizar socialmente e construir um Brasil de justiça social e democracia que supere o drama da desigualdade — afirma.

Membro da Coalização Negra por Direitos e do Movimenta Caxias, Wesley Teixeira também fez parte da negociação pelas sessões gratuitas de Marighella e é um dos responsáveis pela exibição em Duque de Caxias:

— “Marighella” é um filme muito importante pela história que conta e que fala do nosso povo. É um filme voltado para falar da luta pela democracia e contra desigualdades, então temos que democratizar o acesso à cultura — afirma.

Douglas Almeida, do movimento Nossa Meriti, é um dos responsáveis pela exibição em São João de Meriti. A partir dos pedidos nas redes sociais, que foi endossado até mesmo pelo autor da biografia de Marighella, o jornalista Mário Magalhães, o filme passou a ser exibido em cinemas comerciais da região. “É um escândalo privar os moradores da Baixada de assistir a “Marighella”, o belo filme do Wagner Moura”, escreveu o jornalista no Twitter.

— Logo após o lançamento do filme, me dei conta de que ele não era exibido em nenhuma sala de São João de Meriti e em nenhum cinema da Baixada. Então a pressão nas redes sociais que a gente fez pedindo Marighella na Baixada surtiu efeito — conta Douglas Almeida.

O filme, estreia de Wagner Moura como diretor, conta a história da luta do guerrilheiro baiano Carlos Marighella contra a ditadura militar, baseado na biografia escrita por Mário Magalhães. Marighella foi morto por agentes do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) de São Paulo em uma emboscada em 1969. O lançamento do filme foi adiado em dois anos no Brasil por burocracias exigidas pela Ancine, que o próprio Wagner Moura classificou como censura.

Para participar das sessões na Baixada Fluminense é necessário se inscrever neste link: https://bit.ly/marighellanabaixada. Os grupos responsáveis pelas sessões gratuitas na região são o Movimenta Caxias, Artivismo BXD, Nossa Meriti, Site da Baixada, Sarau V, Cia Cerne e o Cineclube Mate com Angu.

Em nota, o Kinoplex disse que a programação dos seus cinemas é definida de acordo com o público e o perfil de cada região, e que está atento às demandas dos seus clientes pela distribuição. “A rede esclarece que a exibição de “Marighella” em seus cinemas na Baixada se deu após perceber o desejo do público local em assistir a produção. Ressalta que o filme ganhou sessões nos cinemas da região logo na sua segunda semana em cartaz. Por fim, o Kinoplex reforça que, como empresa totalmente brasileira, tem extremo respeito pelo cinema nacional e acredita muito no seu poder de arrastar multidões para o cinema”, diz a exibidora.

Na Baixada, o filme está em cartaz no cinema do Top Shopping, em Nova Iguaçu com sessão única às 20h10.

  • Nova Iguaçu – 21/11 às 15h

Local: Casa de Cultura – Sylvio Monteiro

  • Duque de Caxias – 23/11 às 18h

Local: GOMEIA Galpão Criativo

  • São João de Meriti – 29/11 às 18h

Local: Colégio Fator

Em São Gonçalo, a sessão será no próximo dia 22 às 19h no Centro Dimensões de Arte (Cinearte).