Jornal Povo

Arcanjo Renegado vai combater a intolerância religiosa

Seriado Arcanjo Renegado vai abordar casos de invasão de facções criminosas a templos religiosos de Matriz Africana.

produzida pela Globo em parceria com a Multishow e AfroReggae Audiovisual. A série é um thriller policial criado por José Júnior, com direção-geral de Heitor Dhalia.

Um diferencial da produção é que o elenco traz muita realidade à telinha ao colocar como atores ex-detentos e ex-policiais do Bope. A gravação no bairro de Bonsucesso, produziu uma sequência envolvendo uma invasão em um terreiro. Carregado de emoção para muitos, a ação dramática aborda a intolerância religiosa, alusivo aos muitos casos recebidos pela CCIR – Comissão de Combate à Intolerância Religiosa.

As cenas foram gravadas no terreiro de Pai Renato de Obaluayê (falecido esse ano). Com passagens fortes, foi simulado uma invasão em um templo, onde seus dirigentes veem perplexos seus objetos sagrados sendo destruídos por traficantes. Mãe Márcia Marçal (do Ilé Àṣẹ Olúwàiyé Ni Ọya – Candomblé) participa da cena, onde tem seu terreiro vilipendiado. A cantora Ludmilla (que vive uma policial militar) e Erika Januza (policial e irmã de Mikhael), também gravaram no local.  
“As cenas gravadas são fortes, uma dura realidade sofrida principalmente por praticantes das religiões de matrizes africanas. A iniciativa em trazer a intolerância religiosa para a série traz para o debate e reflexão esse axioma”, pontuou o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos
Com o sucesso da estreia, Arcanjo Renegado foi renovado para uma segunda temporada pouco após seu lançamento no streaming, se tornou um dos maiores sucessos originais do Globoplay. Em menos de duas semanas no ar, os dez primeiros episódios registraram 1,75 milhão de horas assistidas. A trama conta a história do líder da principal equipe do Bope, Mikhael, vivido por Marcello Melo Jr., que busca vingança por seus amigos atingidos em uma operação.