Jornal Povo

Do Vidigal Para o Mundo:”Luciana Lemos conquista o Prêmio de Melhor do Brasil no Mundo.”

Luciana da Silva Lemos, ou mais conhecida artisticamente, no mundo da dança, como Luciana Lemos, nasceu no Rio de Janeiro. Tem cinco irmãos por parte de mãe e seis irmãos por parte de pai. Mas cresceu com os irmãos por parte de mãe, e com uma infância muito difícil.

Moradora do Morro do Vidigal, Luciana expõem que a sua infância foi muito complicada, como para qualquer pessoa que mora ou sai de uma favela. De família humilde, seus pais migraram desde Minas Gerais até o Ceará e depois, para o Rio de Janeiro, em busca de melhores condições de vida. Sem muitos recursos e tendo que viver pela força natural da sobrevivência.

Destemida e marcada para vencer na vida, Luciana sempre brincou de dançar. Talvez aí, sem saber, a dança foi acontecendo em sua vida.

Dessa forma, descobriu, aos 13 anos de idade, na passagem da infância para a adolescência um projeto realizado pelo padre Leeb, eram aulas de teatro e dança no Vidigal. Aulas de Afro Jazz, Dança Moderno e Samba. A partir desse momento, a menina adolescente sonhadora observou uma abertura das portas para esse mundo mágico da arte da dança. Foi o início do processo revolucionário que iria mudar sua vida por completo.

Luciana dançando e rodopiando saiu de casa e foi conhecer o mundo. Assim, recebeu uma bolsa de estudo para se formar em Jazz na escola de dança de David Parsons, no Rio de Janeiro.

Foi revolucionário para a menina pobre do Vidigal que após esta experiência, resolveu viver da dança. E como isso se deu? Segundo a própria Luciana, a magia aconteceu quando foi assistir ao trabalho dos seus professores. Ao vê-los dançar, em uma casa de espetáculos brasileira para turistas, foi escolhida para subir ao palco e sambar com uma bateria, como se fosse uma musa ou uma rainha.

E você acha que a multifacetada e a multi talentosa Luciana Lemos ficou só nisso, errou. Recentemente, ela foi agraciada com o Prêmio de Melhor do Brasil no Mundo na categoria Show / Entretenimento.

Com a premiação ocorrida em Londres, em outubro de 2021, no palácio de Kensington, o projeto foi idealizado pelo multi premiado Rafael dos Santos e organizado pela revista High Profile Magazine. Tal feito se tornou um divisor de águas na vida e na carreira de Luciana Lemos.

E com muita humildade deixa um recado para aqueles que como ela, sonham e desejam viver da arte da dança – “Parece um clichê, mas não tem outra. Não desista do que os Deuses prepararam nessa caminhada para você. Continue no foco do seu objetivo, persista até ultrapassar as barreiras do cansaço, pois certamente a vitória está a um passo de mais esse esforço. Seja íntegro e respeite as hierarquias, pois sem isso, o teu caminho torna-se pesado. Todo mundo tem seu espaço e momento, não necessitamos derrubar ninguém para ter sucesso e brilhar. A vitória no mundo artístico é dos que respeitam, estudam o que faz e persistem”.