Jornal Povo

A Arte Nerd de Rodrigo Cardoso no Espaço Fenig Mais Top

Fonte: Fenig.

“Sou um geek que gosta muito de arte”. Rodrigo Cardoso se apaixonou pela cultura nerd desde pequeno. Ele ganhava bonecos, revistas em quadrinhos e logo se apaixonou pelo traço dos artistas que criavam esses personagens. A família deu estímulo através de cursos como a “Colmeia dos Pintores do Brasil”, na Quinta da Boa Vista. Lápis de cor e tintas eram presentes que não podiam faltar na infância. Morador de Nova Iguaçu, Rodrigo Cardoso mostra suas obras na exposição

“Arte Nerd”, a partir desta terça-feira (7), às 10h, até o dia 20 de janeiro, na galeria do Espaço de Artesanato Fenig Mais Top, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. A mostra é uma ação da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fenig, Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

“Mangás e animes são os meus favoritos. Eu gosto do Go Nagai, criador do Mazinger, Pirata do Espaço, do Yoshihiro Togashi, e depois eu fui estudar pintura tradicional e fiquei fascinado pelos brasileiros que foram estudar na Academia Julian, em Paris. Gosto de Pedro Américo, Rodolfo Amoedo e Eliseu Visconti e dos internacionais meus favoritos são da Sociedade Pré-Rafaelita, como Frederic Leighton, Lawrence Alma-Tadema e John Everett Millais. Além deles, sou apaixonado por William-Adolphe Bouguereau e meu mestre Renato Ferrari. Todos que nortearam minha carreira e minhas pretensões técnicas e inspirações. É o kit básico que me ajudou a ser um pintor”, destacou Rodrigo.

Expor em Nova Iguaçu é uma honra para Rodrigo Cardoso por residir na cidade e ter boa parte da família morando no município. “É uma das primeiras vezes que eu vejo esse tipo de ação aqui. Eu espero representar da melhor forma possível e estou lisonjeado com a movimentação artística aqui nos últimos tempos”, afirma o pintor.

“Viver de arte é bom e desafiador. Traz aquele orgulho. Eu consigo viver daquilo que para mim além de ser trabalho é um hobby que me traz muita satisfação. Ao mesmo tempo, é muito difícil. Há uma série de barreiras culturais e econômicas para se empreender com arte no Brasil. É como se travássemos uma guerra constante.

É difícil, mas eu tenho muito orgulho de fazer o que eu pretendo”, reforça Rodrigo.

A galeria dentro do Espaço de Artesanato Fenig Mais Top foi inaugurada em novembro com a exposição Mulheres do Mundo, de Ane Alves e agora recebe a arte geek de Rodrigo Cardoso. As artes visuais são uma tradição da Fenig que, num resgate dessa vocação, inaugurou a Galeria de Artes Fenig em novembro de 2019, com a exposição internacional “Ojú Olhos”, do fotógrafo Raimundo Santa Rosa, que trouxe a beleza da cultura dos povos africanos, numa celebração do mês da Consciência Negra. As exposições seguintes das pintoras Nicole, Cristiane Paula, Ane Alves, Solange Maria de Souza e Elis Sampaio, dos pintores Jeremias Cristino, Rodrigo Monteiro e Á.t.o.m.o (ele agora em cartaz na sede da Fundação, na rua Governador Portela, 812) e a exposição coletiva “Artista é a mãe”, com curadoria de Silvia Schiavone, mostram a força das artes visuais em Nova Iguaçu.