Jornal Povo

Escola de samba Portela é declarada patrimônio imaterial do Rio de Janeiro

Lei sancionada pelo governador Cláudio Castro entrou em vigor na última sexta-feira (3)

Segundo o Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro desta segunda-feira (6), o governador Cláudio Castro sancionou a lei que declara a escola de samba Portela como patrimônio imaterial no estado.

Lei n° 9505, de autoria do deputado Dionísio Lins (Progressista), afirma que a medida tem o objetivo de “preservar a cultura do samba, da música e da história, bem como a divulgação do local de ensaios e visitação turística de uma das maiores festas populares do país”.

A lei entrou em vigor na última sexta-feira (3). Pelas redes sociais, a escola de samba comemorou, e o vice-presidente da Portela Fábio Pavão afirmou que é um “reconhecimento das façanhas dos fundadores”. Essa titulação, em primeiro lugar, é o reconhecimento ao trabalho dessas pessoas, o que temos hoje é o legado deles. A história vitoriosa da Portela, dentro das pistas de desfiles ou nas rodas de samba e, toda a relevância cultural da agremiação pro Rio de Janeiro é muito bonita e tem que ser conhecida por todos”, enfatizou Fábio.