Jornal Povo

De olho:”Central de monitoramento é inaugurada na Linha Vermelha”

Uma central de monitoramento foi inaugurada neste sábado (11) para ajudar na segurança da região da Linha Vermelha. Esta é a primeira etapa do Programa Expresso Turístico, no posto do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) da Polícia Militar, localizado na entrada da Ilha do Governador, Zona Norte do Rio.

O projeto pretende aliar a ação operacional dos policiais lotados na unidade da Linha Vermelha, com a tecnologia reunida na central de monitoramento. Um dos principais objetivos é fortalecer o planejamento de segurança em corredores turísticos. O governador do Rio, Claudio Castro, lembrou que a região é um ativo importante a ser recuperado.

— Com esse monitoramento realizado pela central, vamos oferecer ainda mais segurança aos moradores e turistas. A Ilha do Governador é um local onde moram mais de 400 mil pessoas, e ainda temos o Aeroporto do Galeão, que é um ativo importantíssimo do nosso estado, porta de entrada do Rio de Janeiro. É um equipamento incentivador do turismo que hoje está subutilizado e temos que trabalhar duramente para recuperar – afirmou Castro.

A via tem um histórico de ações de criminosos, situação que se torna mais arriscada em cenários de engarrafamento. Uma das linhas expressas mais movimentadas, o local é ponto de acesso para o Aeroporto Galeão e de entrada para diversos bairros do Rio. 

A ideia do Programa Expresso Turístico é incorporar a nova central de monitoramento ao aparato de segurança da Linha Vermelha. O conjunto conta com câmeras instaladas ao longo dos 25 quilômetros da via, além de 20 policiais que darão apoio às ocorrências em motocicleta e outra equipe de 30 policiais, treinados por instrutores especializados do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq).

— Esse modelo de policiamento, que alia ação operacional com tecnologia, vai contribuir muito para oferecer mais segurança num importante corredor de entrada e saída de turistas que visitam o Rio de Janeiro, e também para os milhares de trabalhadores que circulam diariamente pela Linha Vermelha – explica o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires Marinho.

As telas da central de monitoramento receberão imagens em tempo real das câmeras instaladas ao longo da Linha Vermelha. Os policiais militares que trabalharão como operadores da central foram treinados, especificamente para essa função, por especialistas da Coordenadoria Especializada de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic) da SEPM.