Jornal Povo

Japeri dobra número de médicos para atender casos de síndrome gripal

Visando melhor atender a população, em razão do elevado aumento de procura as unidades de saúde, em especial a Policlínica Itália Franco, a a prefeitura de Japeri dobrou o número de médicos plantonistas, convocando para plantões extras. A equipe de reportagem do jornal POVO compareceu na tarde de ontem na unidade que constatou que havia cinco clínicos gerais e dois pediatras em atendimento..
Nas últimas semanas, o município teve um aumento de 48% dos atendimentos para casos de gripe, em razão da epidemia que assola todo o Estado do Rio de Janeiro.
O atendimento diário da Policlínica fora deste período epidêmico e mesmo nos tempos de pandemia, gira em torno de 250 pacientes por dia. Nestes últimos dias, esse número tem chegado a quase 600 pessoas.

Apesar do aumento na procura, o tempo médio de atendimento ao público tem sido de 60 minutos e seguindo os protocolos de classificação de risco, divididos entre emergência, urgência, pouca urgente e não urgente.
Neste ano, mais de 27 mil japerienses já receberam a dose contra a gripe. O município receberá mais 700 doses do imunizante pelo Ministério da Saúde.

CENTROS PARA TRATAMENTO DE
SÍNDROME GRIPAL

A prefeitura também oferece dois Centros de Triagem para tratamento de síndromes gripais, sendo um na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira e no Posto de Saúde Japeri Centro.
Os centros, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, oferecem atendimento médico, vacinas contra a Covid-19 e gripe e exames.