Jornal Povo

Defesa Civil atualiza ocorrências por causa da chuva em Nova Iguaçu

Órgão anotou 25 registros decorrentes do temporal. No entanto, não há desabrigados e feridos

Agentes da Prefeitura saíram às ruas para averiguar problemas decorrentes da chuva

Divulgação/PMNI

A Defesa Civil de Nova Iguaçu informou que subiu para 25 o número de ocorrências registradas após o temporal que atingiu a cidade na tarde da última terça-feira (14). De acordo com o último boletim, 22 solicitações já foram atendidas e outras três estão em andamento. Quatro famílias (16 pessoas) ficaram desalojadas e foram atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Não houve registros de desabrigados ou feridos.A chuva começou por volta das 15h30 de terça-feira (14) e logo se intensificou. O Centro foi um dos mais atingidos, com maior acúmulo pluviométrico em Moquetá, onde choveu 70,2 mm em apenas uma hora, o que corresponde a aproximadamente 30% da média mensal de chuva para a região. De acordo com o último balanço, foram contabilizadas nove casas alagadas pela chuva nas ruas João Ferreira Pinto e Professora Helena Izaura, na Posse.No bairro do Moquetá houve ainda a queda de uma árvore sobre um imóvel e queda de telhado. Outras duas árvores caíram em Jardim Laranjeira e Carmari. Também foram registrados deslizamento de barranco em Três Corações, rachadura em imóvel em Figueira, queda de muro em Ponto Chic e alagamentos em Santa Rita, Jardim Nova Era, Kennedy, Bairro da Luz e Posse. Somente neste último bairro foram registradas 11 ocorrências.

Mais de 110 agentes da prefeitura e voluntários estão atuando em diversos pontos da cidade desde o início da manhã desta quarta-feira (15). Equipes da Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) percorreram os bairros cortados pela Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira) para retirar das ruas a lama que desceu da Serra do Vulcão.Um dos pontos mais atingidos foi a Rua Jornalista Valcir Almeida, no Bairro da Luz, onde equipes da Emlurb e da Defesa Civil fizeram, respectivamente, limpeza e vistoria. Já os agentes da Secretaria de Serviços Públicos estão limpando galerias nos bairros Grama, Cerâmica e Posse, obstruídas por lixo.

Funcionários das secretarias municipais de Assistência Social (SEMAS), de Infraestrutura (SEMIF) e de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU) também estão atuando nos pontos mais atingidos pela chuva.A Defesa Civil pede que a população fique atenta aos avisos e alertas emitidos via SMS. Quem não tem o celular cadastrado e deseja receber as informações deve enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e indicar o CEP de interesse, podendo cadastrar mais de um. Após feito o cadastramento, o celular estará apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil.