Jornal Povo

TUNEL “BURACO DO GETÚLIO” E MUITA HISTORIA EM NOVA IGUAÇU; ALEGRE E ILUMINADO.

Por: Arinos Monge.


Ha tempos que não se houve falar do “Buraco do Getulio”, tradicional passagem de pedestres que liga o centro comercial de Nova Iguaçu, à rua Bernardino de Mello, também no centro, e quem o diga é o grupo do Cineclube Buraco do Getulio que promoveu atividades, com o nome,“Buraco do Getúlio” uma belissima homenagem a passagem subterrânea para pedestres que atravessa a ferrovia de Nova Iguaçu, mais conhecida como popularmente “Buraco do Getúlio”, e durante seus dois primeiros anos funcionou no Anania’s Bar, que fica na rua desta passagem, Floresta Miranda, realizando sessões mensais e gratuitas.


O BURACO DO GETÚLIO.


Das polemicas, mentiras e verdades sobre O “Buraco do Getulio”. O Túnel foi reformado por várias vezes, interditado, inclusive em 2021, passando por pintura iluminação, troca de fiação, e valorizando empreendedores informais trabalham no interior do tunel, por meio de uma licença da Prefeitura de Nova Iguaçu( ORDEM URBANA) que fiscaliza e apoia todas as atividades, dão suporte a iluminação, que nos ultimos dias tem sido alvo de vandalismo, assim os diga os comerciantes informais do BG, que chegam a levar as lampadas de uso das barracas do local aonde ficam apos o dia de trabalo, para trazerem pela manhã no horário do inicio dos trabalhos, desta forma os larapios de lampadas não conseguem seus objetivos, as sequelas, são exatamente a o baixo nivel de iluminação que se forma entre alguns horários, mais as equipes de manutençõa rapidamente colocam as coisas em Ordem.

As equipes do Segurança Presente, Proeis e Ordem urbana, passam diuturnamente na area do tunel, justamente para evitar apagões e roubos a pedestres que circulam na travessia do buraco do getulio.
Os departamentos responsáveis pela manutenção diária do túnel, que as vistorias são cosntantes, e que, qualquer problema que houver, quanto falta de iluminação, fiação das bombas que somem, lampadas retiradas do local, é só entrarem em contato com os setores da prefeitura responsáveis pela organização do tunel.


DO CINECLUBE


Um dos cineclubes mais antigos da Baixada comemora sua retomada às atividades após um recesso de quase dois anos. Desde dezembro de 2019 sem atividades presenciais, o Buraco do Getúlio volta à ativa de forma virtual por conta da pandemia e promete fazer de tudo para reproduzir o alto astral dos eventos nas ações on-line. Entre 05 e 12 de março acontece a mostra de curtas com a programação totalmente construída a partir da produção audiovisual recente da Baixada Fluminense, a exemplo do recém-premiado Joãosinho da Goméa – O Rei do Candomblé (de Janaina Oliveira e Rodrigo Dutra) e A Terra das Muitas Águas (de Catu Rizo).

Nossa equipe foi ao local e constatamos que o túnel está perfeitamente iluminado.