Jornal Povo

ALERTA:”Hospitais da Região Metropolitana têm explosão na procura por testes de Covid”

Feliz ano velho? Uso de máscara e distanciamento social ainda são palavras de ordem em 2022. O período de festas no final de 2021 já provocou impacto no sistema de saúde da Região Metropolitana do Rio com o aumento de casos positivos para Covid-19.

Nas últimas duas semanas, a UPA Colubandê, em São Gonçalo, viu o número de pacientes mais que dobrar. Para agilizar o atendimento foi aberto mais um consultório e mais médicos foram convocados. São quatro profissionais se revezando para atender pacientes com síndrome gripal, entre eles, muitas crianças.

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo também informou que ampliou para dez os pontos de atendimento de testagem, com a oferta de exame de antígeno Swab, com resultado em 20 minutos, além do exame RT-PCR.

Somente no Centro de Triagem do Zé Garoto, onde a média diária era de 120 exames em dezembro, foram realizados 396 testes na segunda-feira (com 109 positivos) e 478 na terça-feira (189 positivos). A secretaria ainda pretende ampliar o número de pontos de testagem na próxima semana.

O Hospital Estadual Azevedo  Lima, em Niterói, atendeu em novembro cerca de 50 pessoas com síndrome respiratória leve. Já em dezembro este número cresceu quase seis vezes: foram cerca de 300 atendimentos.

Fonte: Extra Online.