Jornal Povo

Começa mutirão de renegociação de dívidas com empresas de água e esgoto do Rio, com desconto de até 50%. Veja as condições

O Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ) promove, até o dia 4 de fevereiro, o mutirão de renegociação de dívidas com concessionárias de água e esgoto que atuam em todo o estado. O atendimento pode ser feito de forma presencial, na sede do órgão, ou on-line (para aqueles consumidores que já fizeram inscrições para uma negociação virtual). Clientes que tiverem contas vencidas de Cedae, Prolagos, Zona Oeste Mais ou Águas do Rio e boleto atrasado há mais de 90 dias de Águas de Juturnaíba ou Águas de Niterói podem negociar os débitos.

O mutirão presencial acontece na sede do Procon-RJ, na Avenida Rio Branco, 5º andar, no Centro do Rio. Haverá atendimento também nos postos localizados no Poupa Tempo de São João de Meriti, Duque de Caxias e Bangu. A distribuição de senhas acontecerá das 9h às 14h.

img
Os parcelamentos podem ser feitos em até cem vezes Foto: Ana Branco / Agência O Globo

“É uma oportunidade para começar o ano quitando as contas atrasadas. As empresas que aceitaram participar do mutirão se comprometeram a realizar negociações diferenciadas, que vão ajudar aqueles consumidores que querem sair do vermelho”, observou o secretário de Defesa do Consumidor, Léo Vieira.

Veja as condições

A Prolagos firmou o compromisso de parcelar os débitos em até cem vezes, podendo oferecer até 50% de desconto. Contas atrasadas da Cedae, da Zona Oeste, da Águas de Juturnaíba e da Águas de Niterói poderão ser parceladas em até 60 vezes.

Já a Águas do Rio vai dividir as cobranças em atraso em até 36 vezes na fatura ou em até 12 vezes no cartão de crédito. Os descontos e as formas de parcelamento concedidos pelas empresas serão analisados caso a caso.

Além de renegociar débitos, a Águas do Rio fará outros atendimento: solicitação de: religação, transferência de titularidade, instalação e troca de hidrômetros, entre outros.

Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ, disse que os consumidores que se inscreveram anteriormente no mutirão on-line já estão sendo contatados pelas empresas e finalizando as negociações.

Para participar da renegociação, é preciso apresentar documento de identidade e CPF originais e também a conta de consumo que comprove o vínculo com a empresa. Caso precise negociar em nome de terceiros, basta levar uma procuração devidamente assinada, que poderá ser impressa no site do Procon-RJ, com a cópia dos documentos de identificação do titular.

O uso de máscara será obrigatório, assim como a apresentação do comprovante de vacinação.