Jornal Povo

Cratera na Marginal Tietê aumenta e ocupa 3 faixas da pista local; CET diz que pista central foi liberada por orientação de construtora

Pista central voltou a ser interditada. Novos desmoronamentos aumentaram as dimensões da cratera. Doria disse que prioridade é liberação da Marginal Tietê.

A cratera aberta na Marginal Tietê, na Zona Oeste de São Paulo, nesta terça-feira (1º), aumentou de tamanho e já afetou três das quatro faixas da pista local. O desabamento ao lado das obras da Linha 6-Laranja do Metrô ocorreu por volta das 9h da manhã.

Após o desmoronamento, todas as pistas da Marginal Tietê, sentido rodovia Ayrton Senna, chegaram a ser interditadas. Mas, por volta das 13h, o trânsito foi liberado nas pistas central e expressa na altura do acidente.

Mais tarde, pouco depois das 16h30, o asfaltou voltou a desabar, aumentando as dimensões do buraco, e técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) voltaram a interromper o trânsito na pista central.

Em entrevista à TV Bandeirantes, o diretor da CET, Hemilton Inouye, declarou que a liberação das pistas central e expressa ocorreu por orientação de funcionários da empresa responsável pelas obras do Metrô.

“Na realidade houve uma avaliação da empresa responsável pela obra do Metrô, ela informou que tinha condições de segurança, nós liberamos baseados nesta avaliação técnica. Imediatamente após essa situação de que começou o desmoronamento nós fechamos novamente e cobramos da empresa uma reavaliação da situação por questões de segurança”, disse Inouye.

Mais cedo, durante entrevista no local do acidente, o governador João Doria (PSDB) declarou à TV Globo e ao g1 que a liberação do tráfego de veículos na via era segura.

“Essa pista da Marginal Tietê e a alça serão liberadas de imediato porque já se constatou que não há nenhum risco para a operação desta pista. Já vai aliviar bastante o trânsito que se acumulou. Em poucos minutos haverá a liberação segura desta pista [central]. A pista interna não, ela continuará imobilizada”, disse Doria por volta das 13h.

Na pista local, que permanece interditada, o trânsito está sendo desviado para o corredor da Av. Ermano Marchetti/Marquês de São Vicente, e os veículos retornam para a Marginal na altura da Praça Pedro Corazza. Além dos desvios, a CET suspendeu nesta terça o rodízio municipal de veículos.

Em uma reunião na tarde desta terça, técnicos da empresa e de órgãos da prefeitura e do estado de São Paulo decidiram que o buraco que surgiu na Marginal Tietê deve ser preenchido com rochas. As pedras devem ser colocadas para fechar a cratera.

Os técnicos definiram ainda que as faixas que desabaram da pista local também devem ser preenchidas. A ideia é eliminar a umidade e estabilizar o terreno.

No começo da noite, três caminhões com pedras chegaram ao local do incidente, trazendo as pedras que devem ser usadas para preencher o buraco.

Obra do Metrô

Veja o local onde o asfalto cedeu em obra do metrô de SP

Uma cratera se abriu na Marginal Tietê após o asfalto ter cedido ao lado da obra do Metrô da Linha 6-Laranja, na Marginal Tietê, na Freguesia do Ó, na Zona Norte de São Paulo, na manhã desta terça-feira (1º). Não houve feridos. Quatro funcionários que tiveram contato com a água que jorrou do acidente foram socorridos pelos bombeiros.

Funcionários alertam colegas para deixarem obra do Metrô

O desmoronamento ocorreu por volta das 9h, antes da Ponte do Piqueri, no sentido Ayrton Senna, ao lado de um poço construído entre as futuras estações Santa Marina e Freguesia do Ó.

De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Galli, o vazamento de uma galeria de esgoto causou o desabamento.