Jornal Povo

Centro de Controle Operacional de Mesquita: avanços no projeto

Preparação para a instalação das câmeras de segurança e outros equipamentos é realizada na cidade

Em Mesquita, os trabalhos para o futuro Centro de Controle Operacional (CCO) seguem a todo vapor. Recentemente, vários pontos do município receberam painéis solares com suas respectivas caixas para o acondicionamento das baterias. Agora, foram instalados mais alguns postes que servirão de suporte para os equipamentos e, ainda, para as câmeras de segurança na cidade. A previsão é que as etapas que envolvem a parte de estruturas sejam concluídas até julho.

O Centro de Controle Operacional será uma base de monitoramento com a proposta de prevenir e combater os casos de violência em Mesquita. O projeto prevê a instalação de mais de 40 câmeras com a tecnologia de inteligência artificial em pontos estratégicos no município, agregando também as divisas com Nilópolis e Nova Iguaçu e as saídas para a Rodovia Presidente Dutra e para a Via Light. Com a tecnologia, será possível evitar casos de delitos a partir do reconhecimento facial bem como ter o controle da entrada, circulação e de saída de veículos nas vias da cidade.

Através de um sistema de monitoramento, a base conseguirá controlar também os semáforos da cidade, podendo evitar, assim, os riscos de acidentes. Para mais, o sistema seguirá os critérios estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), cuja privacidade dos cidadãos é assegurada”, explica Ronald Henrique Ferreira de Almeida, subsecretário municipal de Tecnologia da Informação. O CCO está previsto para ser inaugurado ainda este ano.