Jornal Povo

Crianças do CAPSi se vacinam contra a Covid-19

Espaço recebe crianças e adolescentes com transtorno mental grave e persistente

Marcelly foi uma das crianças vacinadas contra a covid-19. A mãe da menina, Mônica Lopes, revela que não via a hora de imunizar a filha, que tem 10 anos. “É muito importante se vacinar. Pois, assim, conseguiremos avançar para o fim da pandemia”, argumenta. Ela ainda conta que foi muito bem atendida na unidade: “O processo foi bastante ágil e prático. Além disso, recebo esse atendimento atencioso frequentemente, pois meus dois filhos fazem tratamento aqui”.

Para facilitar as famílias das crianças atendidas pelo CAPSi de Mesquita, equipes de Saúde estiveram no local para oferecer a vacina contra a Covid-19 às que estão na faixa etária indicada. O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil, que fica na Rua da Serra 677, Santa Terezinha, recebe crianças e adolescentes com transtorno mental grave e persistente. O espaço funciona de 8h às 17h.

O equipamento funciona com a política de porta aberta. “Quando o responsável chega com a criança, realizamos o primeiro atendimento, que costumamos chamar de acolhimento. Logo depois, já marcamos os próximos atendimentos e determinamos a frequência. E ao decorrer das consultas, vamos avaliando o paciente para constatar se a situação dele é a mais adequada para essa unidade ou para outra“, explica a coordenadora técnica da unidade, Renata Gonçalves.

Trouxemos a vacinação para cá com o objetivo de proporcionar um espaço mais propício e tranquilo a essas crianças. Quando falamos em vacina, principalmente para públicos como esse, o assunto é delicado. Acredito que, dessa forma, elas irão ter um pouco mais de conforto nesse momento”, acrescenta Renata.

Vacinação

Desde a última terça-feira, dia 1º de fevereiro, Mesquita vacina as crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades ou deficiência permanente. A campanha acontece em dois postos: na Vila Olímpica Municipal, que fica na Avenida Baronesa de Mesquita s/nº, no Cosmorama; e no Centro de Vigilância em Saúde Paraná, na Rua Paraná 557, no Centro. Em ambos, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, com senhas distribuídas das 8h às 16h. Os menores devem estar acompanhados dos pais ou de um responsável legal.

Para a imunização, é necessário levar CPF ou cartão do SUS da criança, e o comprovante de residência em Mesquita. Já os responsáveis pelas crianças com alguma comorbidade devem apresentar o original e uma cópia de um documento que comprove a comorbidade ou deficiência permanente.