Jornal Povo

Especialista, Fluminense chega a 76% de aproveitamento nos últimos dez clássicos; veja os números

Para muitos torcedores, ver o seu time encarar clássicos em sequência no início da temporada, quando ainda está em busca de um padrão de jogo, não é animador. Mas não para os do Fluminense. Nos últimos anos, o clube soube enxergar nos confrontos com os arquirrivais a oportunidade de ganhar confiança e crescer perante os olhos dos adversários. E tem aproveitado, tornando-se um especialista em duelos deste tipo. É graças a eles que os tricolores, insatisfeitos com o futebol jogado a ponto de vaiar jogadores e o técnico Abel Braga há cinco dias (partida contra o Audax), agora celebram mais um triunfo em Fla-Flu e chegam motivados para enfrentar o Botafogo, na quinta-feira, às 20h, no Estádio Nilton Santos.

A eficiência nos últimos dez clássicos é de encher o olhos da torcida e de causar inveja na concorrência. Com só uma derrota, dois empates e sete vitórias, o Fluminense esbanja um aproveitamento de 76,6%. Se comparado ao desempenho nos dez confrontos anteriores, a evolução salta aos olhos. Antes, foram três derrotas, cinco empates e apenas duas vitórias — o que dá 36,6%. Ou seja: o desempenho tricolor mais que dobrou.

Editoria de arte
Editoria de arte Foto: Extra

Levando em consideração os últimos cinco clássicos contra cada um dos três rivais, o Botafogo aparece como o adversário que menos tem incomodado. Próximo adversário, o alvinegro não venceu uma vez sequer. Foram três triunfos tricolores e dois empates. O desempenho é um pouco pior que o do Vasco, contra quem o Fluminense ganhou duas e empatou três.

Foram os rubro-negros que impuseram o único revés dos tricolores nos últimos dez clássicos. E não foi em um jogo qualquer, mas na decisão do Estadual do ano passado (por 3 a 1, em 22 de maio). Mas, o retrospecto recente também é favorável ao clube das Laranjeiras. Além da derrota, houve um empate e três vitórias sobre o Flamengo. Detalhe: os triunfos foram em sequência.

— Para nós tem um significado importante vencer um adversário desse quilate. É óbvio que traz confiança e uma certa tranquilidade. Já foram três jogos sem sofrer gols, isso é um pouco complicado para início de temporada. Começamos a ter uma convicção de que a coisa está correndo bem atrás — comentou Abel Braga após o triunfo sobre o Flamengo.

— Vamos nos preparar para o próximo jogo (Botafogo), que também é um clássico, e temos que encarar com a mesma seriedade — emendou o treinador tricolor.

O efeito dos clássicos sobre os tricolores ficou nítido no Fla-Flu de domingo. Ainda sem muita organização, o time se mostrou ao menos mais concentrado do que nas partidas anteriores em 2022. O desafio será continuar assim contra os demais adversários.