Jornal Povo

Nova Iguaçu vai ganhar teatro com mais de 700 lugares

Com expectativa de inauguração em abril, o Teatro Nova Iguaçu na Rua Barão de Tinguá, no Caonze, está quase nos ajustes finais. O espaço está em obra há seis meses, e deve ser inaugurado com lotação para mais de 700 pessoas, segundo o produtor cultural responsável pelo local, Rômulo Sales, de 40 anos. O imóvel com 2 mil metros quadrados vai abrigar o teatro, uma cafeteria literária e terá dois andares de estacionamento.

— Esta semana finalizamos a pintura da fachada, vamos incluir o painel de led que vai divulgar a programação e os apoiadores. Estamos construindo a arquibancada interna com os assentos e finalizando os andares do estacionamento — conta o produtor cultural.

O teatro ainda não tem data para a inauguração, mas já tem o primeiro espetáculo definido. A estreia do espaço vai ser com o musical “Rua Azusa”, apresentado pela companhia teatral Nissi, de São Paulo com temporada prevista de três meses. O espetáculo tem como pano de fundo a segregação racial nos Estados Unidos no início do século XX a partir da história do pastor William Seymour. O musical foi vencedor do prêmio Bibi Ferreira, considerada a maior premiação do teatro musical no país, em 2019 na categoria “revelação em musicais”.

Nascido e criado em Nova Iguaçu e com experiência de 10 anos trabalhando como diretor de espaços teatrais, Rômulo Sales define a construção de um teatro como este na Baixada Fluminense como a realização de um sonho:

— É o sonho de um menino que buscava por isso em seu território durante toda a sua infância e não encontrava. Havia uma grande ausência que se perpetuou durante 40 anos. É o sonho de quem precisou se deslocar a vida inteira em transporte público para conseguir ter experiências artísticas na capital. E essa ausência para a minha vida precisava ser uma presença para esta geração.

Para o Teatro Nova Iguaçu, a programação planejada deve ser eclética. De espetáculos eruditos a populares que atendam as mais diversas faixas etárias e também famílias.

— Teremos espetáculos infantis, adultos, musicais, comédias de stand up e de youtubers e também shows — diz o produtor cultural e gestor do espaço.

O local pretende ser um ambiente de troca entre grupos de teatro da Baixada Fluminense e de outras regiões do Rio, com ingressos a preços populares.

— A gente vai ter um palco tecnicamente apropriado para que as pessoas possam desenvolver seus produtos artísticos. É um palco democrático que vai possibilitar que produções da Baixada possam fazer intercâmbio com produções da capital. É um teatro privado com interesses públicos — justifica Rômulo.

Ator e produtor cultural, integrante da rede Baixada em Cena, e também doutorando em artes cênicas pela Unirio, o morador de São João de Meriti Leandro Fazolla, de 33 anos, diz que a expectativa para o teatro é grande:

— Esses estudantes vão poder estagiar ao lado de profissionais no palco — afirma.

O secretário de cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro, aprovou a construção do Teatro Nova Iguaçu e disse que um teatro municipal deve ser construído onde era o antigo Cine Iguaçu.

— A gente só tem que parabenizar. Eu acho ótimo, vai ser muito bom para a cidade. Estamos levantando a documentação para a desapropriação do prédio do antigo Cine Iguaçu. A nossa ideia é fazer um teatro municipal para no mínimo 800 lugares. É uma demanda grande da sociedade civil, que se organizou e levou para o prefeito. O importante é que ele (prefeito) já decidiu, se comprometendo com a desapropriação para implantar o teatro municipal — justifica.

Fonte: Extra Online.