Jornal Povo

Prejuízo financeiro e ação tráfico são motivos alegados pela Viação Gardel para reduzir circulação de ônibus no bairro Guandu

Governo de Japeri inicia melhorias no bairro e anuncia plano de obras para comunidade, mas empresários se mostram irredutíveis e dizem que o desejo é deixar de circular o mais rápido possível na região

Representantes do governo de Japeri, na Baixada Fluminense, se reuniram com representantes da Viação Gardel e do Sindicato dos Ônibus para tratar da circulação dos coletivos no bairro Guandu. Moradores da localidade alegam que a linha que faz o itinerário do bairro até o centro da cidade, pela empresa Gardel, realiza esse serviço com apenas um veículo, algo que faz com o que o tempo de espera de quem precisa ir trabalhar ou realizar outras atividades seja mais de uma hora.

Durante o encontro, os secretários municipais de Desenvolvimento, Francisco Nacelio; de Transporte e Trânsito, Jorge Dantas; de Comunicação, Rogério Sant’Ana; e de Urbanismo e Habitação; Gustavo Maurício, foram informados que empresa Gardel não pretende aumentar a frota de ônibus dentro do bairro Guandu, e que só realiza esse serviço por conta de uma decisão judicial. Os gestores ainda tomaram conhecimento de que a Gardel já manifestou vontade de encerrar suas atividades na localidade e quer devolver a concessão para exploração de linha.

Tarifa baixa há mais de 8 anos e domínio do tráfico de drogas na localidade

Outros argumentos usados pela empresa Gardel como motivo de encerrar suas atividades dentro do bairro Guandu é que a tarifa dos ônibus seria muito baixa há mais de 8 anos. Além disso, o domínio de traficantes também é explica a decisão, uma vez que criminosos já colocaram fogo nos ônibus da Gardel e obrigam motoristas a não cobrarem passagem de moradores.

Prefeitura já entrou com providência, mas empresa ainda mostra desinteresse

Fotografia Julia Cavalieri

Antes do encontro com os representantes da empresa Gardel, a prefeita de Japeri, Drª Fernanda Ontiveros, e o secretário municipal de Desenvolvimento, Francisco Nacelio, se reuniram com moradores do bairro Guandu, que levaram reivindicações emergenciais, inclusive o aumento de ônibus na região. A gestão municipal prontamente atendeu às demandas, iniciando um trabalho de intervenções emergenciais por meio da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, que conta com melhorias nas ruas, com o objetivo de melhorar o fluxo de carros. Além disso, a Prefeitura também iniciará obras de drenagem e pavimentação no Guandu ainda esse ano, para consolidar essas melhorias. Entretanto, mesmo sabendo de tudo isso, a empresa Gardel não voltou atrás e ainda pretende encerrar as suas atividades, deixando os moradores à mercê da própria sorte.

“Se vocês tiverem uma empresa interessada em circular lá entregamos as chaves imediatamente. Realmente, nas condições atuais, é melhor sair”, enfatizou o representante do Sindicato da de ônibus da região.

O único caminho apontado pelos empresários como viável seria a prefeitura pagar a empresa para fazer o transporte gratuito no bairro.

Fotografia Julia Cavalieri