Jornal Povo

Câmara de Nova Iguaçu aprova projeto que trata sobre aproveitamento da energia solar nas escolas

De autoria dos vereadores Claudio Haja Luz e Dudu Reina, foi aprovado na sessão ordinária de hoje (22/03) projeto de lei que dispõe sobre a implantação de painéis solares nas escolas da rede pública de Nova Iguaçu. A finalidade é converter energia solar em energia elétrica, gerando economia para a cidade. O projeto prevê que a implantação dos painéis será feita de forma gradativa, até alcançar todas as unidades escolares. Votado em 2ª discussão, ele seguirá para a sanção do prefeito Rogério Lisboa.

Também em 2ª votação, foi aprovado projeto do vereador Felipinho Ravis que institui o Programa de Prevenção e Tratamento da Doença de Endometriose, que deverá ser feito nas Clínicas da Família. Doença feminina, a endometriose é caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, causando dor pélvica, que em algumas mulheres é crônica, e infertilidade. O Programa prevê avaliações médicas periódicas, com a realização de exames clínicos, de imagens e laboratoriais, além de campanhas de divulgação.

No período destinado ao Tema Livre, as empresas Light e Águas do Rio foram denunciadas pelos vereadores por causa de arbitrariedades que vêm cometendo no município. “Após seis meses de funcionamento em Nova Iguaçu, o que a Águas do Rio tem feito é deixar os moradores sem água, em diversos bairros que antes tinham abastecimento regular. Mas a conta não deixa de chegar nunca”, disse o vereador Claudio Haja Luz. O presidente da CMNI, Dudu Reina, lembrou do compromisso firmado entre os diretores da Light e a Câmara, durante audiência pública realizada no dia 17 de fevereiro, que está sendo descumprido. “Ficou estabelecido que a instalação das caixas blindadas iria parar até que estudos fossem feitos para descobrir a razão de aumentos exorbitantes nas contas de luz da população.

No bairro Santa Rita, hoje pela manhã, os carros da empresa estavam instalando as caixas. Já estamos tomando as medidas jurídicas cabíveis”, afirmou.

O ex-prefeito de São João de Meriti, em 2004, Uzias Mocotó, participou da sessão como convidado. Autoridades da segurança pública foram homenageadas pelos vereadores Alexandre da Padaria e Jeferson Ramos.