Jornal Povo

Gabriel Monteiro vai para delegacia para prestar esclarecimentos após ser alvo de buscas

Após ser alvo de busca e apreensão em sua casa, o vereador Gabriel Monteiro (PL) foi para a 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) para prestar esclarecimentos sobre o inquérito do vazamento de um vídeo íntimo de sexo com uma adolescente de 15 anos.

A gravação foi compartilhada no Twitter e no WhatsApp, e Gabriel acusa ex-funcionários de vazá-la.

Ao chegar à 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), Gabriel disse que os policiais “não encontraram nada de ilegal” em sua casa.

“Já de antemão, não encontraram nada ilegal na minha casa, tudo perfeito”, declarou.

Gabriel Monteiro na porta da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) — Foto: Reprodução/TV Globo
Gabriel Monteiro na porta da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) — Foto: Reprodução

Luis Mauricio Armond Campos, titular da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), afirmou que a reação de Gabriel “foi de desconforto” quando suas equipes chegaram.

“Ele acompanhou as nossas investigações, ficou lá, verificando. Teve as considerações dele, que serão levadas em conta na hora do registro, nas oitivas das pessoas envolvidas.”

“São pistolas, armas longas, tem carregadores, coletes. Faremos um levantamento, se existe alguma restrição, se existe alguma circunstância a ser levada em conta. E aí vamos verificar, depois dessas análises, o que fazer com esses equipamentos”, explicou.

Foram apreendidas seis pistolas e uma escopeta, além de um veículo blindado.

“Todos os armamentos apreendidos possivelmente serão liberados agora”, afirmou Monteiro.

“Todos os armamentos são legais, tudo dentro da lei. Não existe irregular. Deixa bem claro para os telespectadores, que a gente tem que deixar bem claro, que nenhum armamento é frio, é ilegal, nenhum fere o estatuto do desarmamento”, acrescentou o vereador.

O vereador Gabriel Monteiro (PL) é alvo de uma operação da Polícia Civil do RJ nesta quinta-feira (7), dentro do inquérito sobre o vazamento de um vídeo íntimo de Gabriel fazendo sexo com uma adolescente de 15 anos. — Foto: Reprodução/ TV Globo
O vereador Gabriel Monteiro (PL) é alvo de uma operação da Polícia Civil do RJ nesta quinta-feira (7), dentro do inquérito sobre o vazamento de um vídeo íntimo de Gabriel fazendo sexo com uma adolescente de 15 anos. — Foto: Reprodução

A operação

Agentes da 42ª DP saíram para cumprir mandados de busca e apreensão contra Gabriel e outras seis pessoas, entre assessores e ex-funcionários dele. Não há mandados de prisão.

Gabriel também enfrenta uma representação na Câmara Municipal do Rio por conta desse vazamento e de acusações, feitas por assessores e ex-funcionários, de assédios moral e sexualagressões e uso indevido de servidores. Ele pode até perder o mandato.

Segundo depoimento de assessores, Gabriel Monteiro costumava fazer orgias na casa dele com menores de idade. De acordo com o funcionário, algumas vezes ele chegou na casa do vereador e o encontrou virado de festas, com meninas saindo de lá chorando, aparentando terem sido vítimas de estupro.

Entre os endereços visados estão a casa do vereador, em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, e o gabinete dele na Câmara de Vereadores, no Centro do Rio.

Gabriel Monteiro recebe policiais em sua casa — Foto: Reprodução/TV Globo
Gabriel Monteiro recebe policiais em sua casa — Foto: Reprodução
Policiais vasculham documentos na casa de Gabriel Monteiro — Foto: Reprodução/TV Globo
Policiais vasculham documentos na casa de Gabriel Monteiro — Foto: Reprodução
Policiais civis fazem busca na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro em operação contra o vereador Gabriel Monteiro — Foto: Reprodução/ TV Globo
Policiais civis fazem busca na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro em operação contra o vereador Gabriel Monteiro — Foto: Reprodução

Os mandados foram expedidos pelo Plantão Judiciário. Gabriel pode responder por distribuir material pornográfico envolvendo menores (Artigo 241-A do Estatuto da Criança e do Adolescente). A pena chega a seis anos de prisão mais multa.

A Justiça já tinha determinado que o Twitter retirasse o vídeo do ar, a pedido da polícia e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).

Relembre o caso

Tanto Monteiro quanto a jovem alegam que tanto a relação íntima quanto a gravação do vídeo foram autorizadas pelas duas partes. Gabriel afirma ainda que a jovem teria dito a ele que era maior de idade.

A jovem de 15 anos, acompanhada da mãe, e o próprio vereador foram à 42ª DP para abrir um registro de ocorrência. Na delegacia, a mãe da adolescente disse que o ato entre a filha e o vereador foi consensual.

Gabriel Monteiro afirma que dois ex-assessores teriam sido responsáveis pelo vazamento e os acusa de traição.

O processo na Câmara

Nesta quarta-feira (6), a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores encaminhou a representação contra Gabriel Monteiro para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

O político é acusado por ex-servidores e funcionários de vários crimes, entre eles, assédios moral e sexualagressõesviolação de direitos de uma criança e uso indevido de servidores.

Na terça (5), o Conselho de Ética da Câmara decidiu por unanimidade abrir a representação — foram sete votos a zero.

Gabriel Monteiro, vereador do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo
Gabriel Monteiro, vereador do Rio — Foto: Reprodução

Fonte: G1