Jornal Povo

Datafolha: 25% dos eleitores do RJ consideram governo Cláudio Castro ruim ou péssimo; 18% aprovavam a gestão

A última pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (8) pelo jornal Folha de S. Paulo revelou que 25% dos eleitores do Rio de Janeiro consideram o governo de Cláudio Castro (PSC) ruim ou péssimo.

Segundo o levantamento, 18% aprovam a gestão do governador fluminense; 44% consideram o governo regular; e 13% dos entrevistados não responderam.

O governador Cláudio Castro (PL), em coletiva (imagem de arquivo) — Foto: Reprodução/TV Globo
O governador Cláudio Castro (PL), em coletiva (imagem de arquivo) — Foto: Reprodução

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 7 de abril, quando ouviu 1.218 pessoas. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Cláudio Castro não teve um mandato completo de quatro anos no posto de governador do estado. Ele assumiu temporariamente o governo em agosto de 2020 após o afastamento de Wilson Witzel (PSC) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ex-governador foi acusado de envolvimento em esquemas de corrupção durante a pandemia da Covid.

A posse definitiva de Castro ocorreu em maio de 2021, após o impeachment de Witzel.

Para 64% dos entrevistados, Castro fez menos do que o esperado pelo estado. Já 13% avaliam que ele atendeu às expectativas. E apenas 8% disseram que ele fez mais do que o esperado.

Pouca confiança

Os moradores do Rio de Janeiro também não confiam plenamente nas declarações de seu chefe de estado. O levantamento mostrou que apenas 7% afirmam confiar em tudo o que ele diz. Já 40% dos entrevistados disseram que às vezes acreditam.

Declararam nunca confiar nele 43% dos eleitores e 11% disseram não saber responder essa pergunta.

Governador do RJ, Claudio Castro, concede entrevista no Palácio do Planalto (imagem de arquivo) — Foto: Guilherme Mazui/g1
Governador do RJ, Claudio Castro, concede entrevista no Palácio do Planalto (imagem de arquivo) — Foto: Guilherme Mazui

Para 27% dos moradores do Rio de Janeiro, a violência ainda é um dos principais problemas. Empatada tecnicamente na pesquisa, a área da saúde também preocupa os eleitores.

Intenções de voto

Cláudio Castro, que tenta a reeleição ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de outubro, tem o mesmo número de aprovação e de intenções de voto, 18%.

Segundo Datafolha, Castro e Marcelo Freixo (PSB) estão tecnicamente empatados na corrida eleitoral.

Nessa pesquisa, Freixo aparece com 22%. Com a margem de erro em três pontos, ele pode variar entre 19% a 25% das intenções de votos, enquanto Castro tem de 15% a 21%.

Atrás da dupla aparece Rodrigo Neves (PDT), ex-prefeito de Niterói, com 7%. Ele conta com apoio do pré-candidato à presidência Ciro Gomes, de mesmo partido. Eduardo Serra (PCB) obteve 5% na pesquisa, enquanto Cyro Garcia (PSTU), 4%.

Ex-presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz (PSD) registrou 3%, enquanto Paulo Ganime (Novo), 2%.

Na pesquisa espontânea, em que não é apresentado nenhum cenário ao eleitor, Freixo aparece com 5%, contra 4% de Castro. O ex-presidente Lula (PT), que deve concorrer à Presidência, aparece com 2%, enquanto Rodrigo Neves (PDT) tem 1%.

Fonte: G1