Jornal Povo

Tropeço gera cobranças da torcida, mas diretoria do Vasco vê margem para evolução com os reforços

Após três semanas livres para se preparar exclusivamente para a Série B, o Vasco não conseguiu vencer na estreia. Mais do que o empate contra o Vila Nova, em um São Januário lotado, o desempenho e a pouca evolução do time provocaram muita insatisfação no torcedor e aumentaram a pressão sobre o departamento de futebol.

Internamente, o discurso de confiança no trabalho é mantido por alguns, mas a bola precisa entrar. Há pessoas no clube que já não defendem mais a permanência de Zé Rircardo. Com o objetivo de não perder o G-4 de vista até se firmar entre os primeiros, deixar de vencer em casa é inconcebível.

Jogadores do Vasco deixam o campo após o empate em 1 a 1 contra o Vila Nova  — Foto: Alexandre Durão
Jogadores do Vasco deixam o campo após o empate em 1 a 1 contra o Vila Nova — Foto: Alexandre Durão

A avaliação é constante, e as conversas ficam mais firmes jogo após jogo. A eliminação na segunda fase da Copa do Brasil para o Juazeirense, por exemplo, gerou cobranças, mas foi relevada principalmente em função das circunstâncias: time recém-formado, elenco com brechas significativas, dificuldades da pré-temporada…

Mas passados três meses, com o grupo mais entrosado e depois de 19 dias sem entrar em campo, a postura contra o Vila Nova não condiz com o que foi traçado. É compreensível que, pela qualidade do elenco, o Vasco não vá dominar todos os adversários, mas as ideias do time ainda são escassas.

Melhores momentos: Vasco 1 x 1 Vila Nova, pela 1ª rodada da Série B 2022

A aposta da diretoria é que a margem para evolução está nos reforços recém-contratados. Dos cinco que chegaram após a eliminação na semifinal do Carioca, apenas Lucas Oliveira estreou na última sexta. Os outros quatro (Gabriel Dias, Zé Vitor, Erick e Palacios) devem ficar disponíveis para a segunda rodada, contra o CRB, sábado, em Maceió.

A temporada passada, com três técnicos diferentes e ainda assim a permanência na Série B ao fim do ano, também é levada em consideração por parte da diretoria, que não vê como solução nesse momento a troca do comando. Entende que todo trabalho precisa de tempo, o que o Vasco infelizmente não tem.

O tropeço é mais relevante ainda se levada em conta a reta final da temporada 2021, que não traz boas lembranças para o torcedor. Com o empate com o Vila Nova, o Vasco completou nove jogos sem vitória na Série B, conforme levantamento do Blog do Garone. A última vez que o time venceu foi em 16 de outubro do ano passado, no 2 a 1 sobre o Coritiba, em São Januário. De lá pra cá, foram cinco derrotas e quatro empates na competição.

A estreia foi acompanhada de perto por Sebastian Arenz, chefe de scout do Genoa, clube que pertence à 777 Partners, iminente compradora da SAF vascaína. O alemão conheceu a estrutura do clube, teve reuniões com dirigentes nos últimos dias e colheu informações para a empresa americana poder ajudar a alinhar a rota do Vasco na temporada. Em visita ao clube no último mês, Josh Wander, sócio-majoritário do grupo, deixou claro que pode fazer mudanças caso a negociação pela compra de 70% da SAF avance.

Com dois jogos fora de casa pela frente, o time precisa recuperar os pontos que deixou para trás em casa. A Série B começa a dar as caras: no próximo sábado o Vasco enfrenta o CRB em Maceió e, na sexta seguinte, tem a Chapecoense em Chapecó. A logística aperta, mas pelo menos Zé Ricardo e comissão terão mais duas semanas cheias para incluírem os reforços nas atividades.

Fonte: GE