Jornal Povo

Catadores de Japeri passam por capacitação sobre coleta seletiva

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou, nesta segunda-feira (18), uma capacitação para os catadores de material reciclável. O objetivo da ação é capacitar os catadores da COOPERJAPERI e integrá-los no Programa Municipal de Coleta Seletiva, atuando no ‘porta a porta.’

O treinamento buscou qualificar os catadores que atuarão de forma contínua nas campanhas informativas e de divulgação de implantação, ampliação e fortalecimento da coleta seletiva junto à população.

Segundo a Secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, a ação é importante para enfatizar a atuação dos catadores como agentes mobilizadores na divulgação do serviço.

“O trabalho destes profissionais é importante para a manutenção do município, pois eles são os beneficiários diretos da renda gerada pela comercialização de todos os resíduos recicláveis. Com isso, vamos ampliar o trabalho da coleta seletiva na cidade a partir deste mês”, afirmou a gestora.

A assessora técnica da Superintendência de Gestão de Resíduos Sólidos, Fernanda Peralta, que promoveu a capacitação, disse que a ideia é ampliar o serviço a toda população. “Hoje realizamos um trabalho de sensibilização comunitária para o trabalho da coleta seletiva. Nossa ideia é aumentar a adesão dos moradores do município ao projeto porta a porta”, destacou a profissional que estava acompanhada da vice-diretora do Consórcio Centro Sul, Francine Ramalho.