Jornal Povo

Projeto sociocultural tem 105 vagas abertas para formação gratuita em Cinema para jovens de periferia

A instituição sociocultural Cinema Nosso está com inscrições abertas para formação em Cinema. A iniciativa é voltada para jovens de periferia, que estão fora da escola e do mercado de trabalho, e moram nos municípios de Itaboraí e Duque de Caxias, na Região Metropolitana, e Macaé, no Norte do estado.

Podem se inscrever jovens de 18 a 29 anos moradores das três cidades. As inscrições vão até o dia 13 de maio, no site do instituto e os alunos receberão uma bolsa auxílio de internet durante todo o curso.

A formação, totalmente gratuita, vai acontecer em modelo híbrido, com aulas práticas em um set de filmagem e produção de dois filmes por turma até o fim do projeto.

Nas aulas serão abordadas técnicas de roteiro, direção, fotografia, som, direção de arte, produção e pós-produção, além de uma maratona de filmagem de seus projetos de curta-metragem Os estudantes terão também aulas de Gestão de Carreira.

Com sede na cidade do Rio, o instituto oferece há 20 anos formação em audiovisual e novas tecnologias a jovens moradores de periferia. A formação em Cinema acontece através do projeto Ginga, que também atua no fortalecimento dos Direitos Humanos.

“O curso de Cinema abordará fortemente a temática Direitos Humanos. Queremos potencializar as narrativas e as histórias que estes jovens têm para contar, mostrando que é possível fazer audiovisual e atuar profissionalmente na área”, afirma Gabriela Gonçalves, coordenadora de projetos de juventude do Cinema Nosso.