Jornal Povo

Veja como chegar ao Sambódromo do Rio para os desfiles de carnaval

As escolas de samba da Série Ouro abrem nesta quarta-feira o carnaval fora de época na Sapucaí. Para chegar ao Sambódromo, a prefeitura orienta que o público opte pelo transporte público. Quem for de metrô deve ficar atento ao setor para onde comprou o ingresso. Para o lado par da Sapucaí, deve-se saltar na estação Praça Onze. Já quem vai para os setores ímpares ou para os shows no Terreirão do Samba deve ficar na Central do Brasil.

Os trens terão composições extras durante as madrugadas. O metrô funcionará sem interrupções até as 23h de domingo.

Será obrigatório apresentar o comprovante da vacina. Ao longo do Sambódromo a prefeitura montou sete postos médicos que funcionarão da abertura ao encerramento dos desfiles.

Trânsito

Ainda que fora de época, os desfiles devem provocar um impacto ainda maior no trânsito do Centro, com o fechamento de vias no entorno do Sambódromo. Por isso, a prefeitura se preparou para “uma quarta-feira crítica”, apesar de ter decretado ponto facultativo. Para amenizar engarrafamentos, o município está recomendando o home office para quem puder trabalhar de casa e vai pedir às escolas particulares que suspendam as aulas.

— Os fechamentos são parecidos com os anteriores, mas a situação da cidade é diferente já que a sexta-feira antes do carnaval convencional costuma ser quase um feriado. Nossa preocupação é que haja (amanhã) uma redução significativa do trânsito. As interdições vão se somar ao pico de trânsito na Rodoviária do Rio e a um jogo do Flamengo no Maracanã, às 19h30 — diz Joaquim Dinis, presidente da CET-Rio.

Carnaval 2022: confira interdições
Carnaval 2022: confira interdições

Comércio vai funcionar

Na quinta-feira passada, quando também foi decretado ponto facultativo, a cidade teve um trânsito um pouco mais movimentado que os registrados nas três quintas-feiras anteriores. Diante disso, a prefeitura está pedindo ao carioca que puder que evite sair de casa. Ao todo, 260 operadores de trânsito estarão espalhados pelo município orientando os motoristas.

— Na quarta-feira, haverá ponto facultativo, e estamos tentando junto às escolas particulares para liberarem os alunos a fim de diminuir o número de pessoas circulando. Quem puder antecipar a viagem também deve fazer isso — orienta Dinis.

O sindicato das escolas privadas informou que essa decisão caberá a cada direção. A Associação Brasileira de Educação Infantil (Asbrei) calcula que 95% dos estabelecimentos vão funcionar, mas recomenda que cada escola e creche analise o que fazer, principalmente aquelas localizadas em pontos envolvidos na festa. Apesar da preocupação da prefeitura, o comércio terá amanhã um dia normal de trabalho. Aldo Gonçalves, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio e do Clube dos Diretores Lojistas (CDL-Rio), ressalta que o setor terá o faturamento reduzido com feriados prolongados tão próximos:

— Não existem motivos para não abrir. O setor já foi muito impactado durante a pandemia — diz Gonçalves.

As lojas da Saara, maior centro comercial a céu aberto do Rio, também funcionarão normalmente:

— O movimento não é o mesmo de quando há blocos na cidade, mas houve aumento na busca por itens carnavalescos. Os comerciantes ainda estão avaliando se valerá a pena abrir na sexta-feira, que também será ponto facultativo — diz Eduardo Blumberg, presidente do Polo Saara.

Nos primeiros minutos desta quarta-feira, foi fechada a pista central da Avenida Presidente Vargas, no sentido da Praça da Bandeira, no trecho entre a Avenida Passos e a passarela da estação do metrô Cidade Nova. No mesmo horário, o tráfego foi interrompido na Via Binário do Porto, no sentido do Centro. Na madrugada, essas vias foram usadas pelos carros alegóricos que vão em direção à Sapucaí.

Às 11h, a Presidente Vargas terá o fechamento de um outro trecho da pista central, no sentido da Candelária. Já a partir das 17h, serão interditadas ruas próximas à Sapucaí. Veículos procedentes da região da Tijuca, por exemplo, poderão chegar ao Centro e à Avenida Trinta e Um de Março pela Rua Frei Caneca.

Para chegar ao Centro desde esta quarta, a prefeitura orienta que seja usado o transporte público. O metrô funcionará sem interrupções das 5h até as 23h de domingo. Os trens terão composições extras durante a madrugada. Na região do Sambódromo, todas as linhas de ônibus que vêm das zonas Norte e Oeste para o Centro e a Zona Sul farão desvio pelo Rio Comprido. As linhas provenientes da Zona Sul vão circular pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, no sentido da Praça da Bandeira.

Também haverá interdições em Campinho, na Zona Norte, no entorno da Estrada Intendente Magalhães, onde desfilam escolas dos grupos de acesso. Para assistir às apresentações, será exigido o passaporte da vacina, assim como na Sapucaí e no Terreirão do Samba. No Sambódromo, amanhã e quinta-feira será a vez das agremiações da Série Ouro. O Grupo Especial se apresenta sexta e sábado.