Jornal Povo

‘Voltaram e atiraram mais cinco vezes’, conta mulher que viu execução de suboficial da Marinha da janela de casa

Uma testemunha que presenciou o momento em que o suboficial da Marinha Fábio Rafael Lima da Costa, de 41 anos, foi executado durante um assalto narrou detalhes da ação. O crime aconteceu na noite desta terça-feira, próximo à entrada do Túnel Rebouças, na Zona Norte do Rio. Moradora da região, a mulher flagrou o tiroteio da própria janela.00:00/00:24

— Não deu para ouvir muito até os tiros começarem, quando o rapaz saiu da moto para reagir. No momento em que ele desceu, já vieram os primeiros disparos. Aí passaram uns 30 segundos, mais ou menos. Voltaram e atiraram mais umas cinco vezes, mesmo com ele já caído — diz a testemunha, que viveu momentos de tensão: — Nesse momento eu saí e me abaixei, não fiquei mais na janela. Só uns cinco minutos depois é que voltei a olhar, quando já estavam chegando Polícia Civil, peritos…

O documento de identificação do militar
O documento de identificação do militar Foto: Reprodução

A mulher conta que não é a primeira vez que ela presencia situações como essa na região — “já virou até costume, nunca teve polícia”, lamenta. Para a moradora do Rio Comprido, a sensação que fica é a de temor:

— No viaduto volta e meia tem troca de tiro. E já assaltaram o meu prédio, então tenho muito medo de chegar tarde em casa e ser abordada por alguém.

A investigação ficará a cargo da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). Agentes da especializada seguiram para o local logo após a execução, onde fizeram a perícia e buscaram imagens de câmeras de segurança e testemunhas que possam ajudar na identificação dos assassinos.

Informações preliminares apontam que três criminosos participaram da ação, divididos em duas motos. O suboficial teria reagido à abordagem dos assaltantes. Ainda de acordo com esse primeiro relato, um major reformado da Polícia Militar que passava pelo local também entrou em confronto com os ladrões. Ferido sem gravidade no braço esquerdo, o militar, de 60 anos, foi socorrido para o Hospital Central da corporação.

Atingido por ao menos três tiros disparados pelo assaltante, Fábio Rafael, que também estava em uma moto, chegou a ser levado em estado grave para o Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo informações fornecidas pela unidade de saúde, o militar chegou ao hospital já em óbito, com múltiplos ferimentos à bala no peito, na cabeça e na barriga.

Um vídeo com imagens fortes que circula nas redes sociais traz o momento em que o suboficial é executado. A gravação mostra vários carros parados no trânsito devido à ação do criminoso. É possível ver um homem em pé atirando em outro, caído no chão, que usa um capacete. O homem atira ao menos quatro vezes contra a vítima, que permanece no chão.