Jornal Povo

Imagem mostra homem furtando óculos da estátua de Carlos Drummond de Andrade; é a 13ª vez que o crime acontece

A Polícia Civil do Rio abriu um inquérito para apurar quem foi o autor do 13º furto dos óculos da estátua do poeta e escritor Carlos Drummond de Andrade, que fica na altura do Posto 6, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. O crime aconteceu na manhã da última segunda-feira. Imagens de câmeras de segurança da região — que já estão com os investigadores — mostram um homem negro com um pano na cabeça, vestido com uma blusa branca e carregando uma mochila preta. Ele serra parte do monumento. Três pedestres que caminham perto olham a cena e nada fazem. Em seguida, o criminoso é flagrado levando o material, que é de cobre. O autor do crime fugiu em direção do Forte de Copacabana e está sendo procurado.00:00/00:22

A Polícia Civil vai analisar as imagens da Prefeitura do Rio para tentar identificar o suspeito. A escultura já havia sido vandalizada há sete meses atrás. No último registro, o criminoso foi identificado e indiciado pelo furto. Em depoimento na delegacia, Ismael Fernando Araújo Ribeiro afirmou que havia vendido o objeto roubado por R$ 3 para comprar entorpecentes. O suspeito foi identificado por policiais que atuam no programa Copacabana Presente. Após ser levado para a delegacia, ele foi indiciado por furto.

Suspeito usou um objeto para roubar os óculos da estátua
Suspeito usou um objeto para roubar os óculos da estátua Foto: Divulgação

A estátua foi instalada na orla em outubro de 2002 para comemorar o centenário do escritor nascido em Itabira, em Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902. Ela foi feita pelo artista plástico Leo Santana e custou R$ 65 mil. Desde a inauguração do monumento, os óculos de Carlos Drummond já foi furtado 12 vezes. Apenas em um dos casos houve solução e o criminoso foi identificado.

No crime de segunda, a Secretaria Municipal de Conservação informou que o caso já foi registrado na delegacia do bairro, e que agentes da Guarda Municipal entregaram as imagens das câmeras do COR às autoridades. A secretaria estima que os óculos sejam repostos em um mês.

Além dos óculos furtados, são comuns os relatos de pichações, pinturas e outras depredações. Nem as câmeras de segurança da Prefeitura do Rio instaladas impedem a ação dos vândalos. Será a 13ª DP (Ipanema) a responsável por apurar esse novo crime.