Jornal Povo

Violência sem fim:” Baixada Fluminense teve mais de sete mil tiroteios em seis anos”

Região contabilizou mais de dois mil mortos por conta da violência

58 chacinas ocorreram durante ações ou operações policiais

Rio – Nos últimos seis anos, a Baixada Fluminense concentrou 7.704 tiroteios de arma de fogo, segundo dados do Instituto Fogo Cruzado. Deste número, 21% dos tiroteios ocorreram durante ações ou operações policiais.Neste período, a região, que abriga 13 municípios, teve 3.685 baleados. Destes, 2.315 morreram e 1.370 ficaram feridos. Entre os mortos, 344 foram vítimas das 91 chacinas ocorridas na Baixada. 58 das chacinas ocorreram durante ações ou operações policiais.

“A Baixada Fluminense é uma região de concentração de desigualdades, mantidas através da alta repressão policial e poucas políticas sociais de fato desenhadas para melhorar o dia a dia dos moradores. Essa situação se reflete no trágico número de chacinas na região”, explica Maria Isabel Couto, diretora de programas do Instituto Fogo Cruzado.

A violência na região tem o 31 de março de 2005 como a data mais triste. Neste dia, ocorreu a Chacina da Baixada, quando 29 pessoas foram mortas por policiais armados à paisana que percorriam de carro as cidades de Nova Iguaçu e Queimados e atiravam contra as pessoas que cruzavam o caminho. Essa chacina foi o caso com o maior número de vítimas da história do Rio de Janeiro. O motivo era a insatisfação com a linha-dura imposta nos batalhões, que teve seu estopim na troca do comando.

Ainda de acordo com o Instituto, os riscos também são altos entre crianças, adolescentes e iodos. Casos como o das primas Emily Victória Silva dos Santos, de 4 anos, e Rebecca Beatriz Rodrigues dos Santos, de 7 anos, que morreram vítimas de bala perdida quando brincavam na porta de casa perto das mães em Duque de Caxias, não foram exceções na região. Ao todo, 32 crianças, 73 adolescentes e 42 idosos foram vítimas da violência armada na Baixada Fluminense. Emily e Rebecca também são parte das 126 vítimas de balas perdidas na Baixada Fluminense. Ao todo, entre essas vítimas, 39 morreram e 87 ficaram feridas.

O alto número de vítimas pode ser percebido também em cargos políticos. Dos 57 políticos baleados na Região Metropolitana do Rio nos últimos seis anos, 74% deles foram atingidos na Baixada Fluminense, deixando 35 mortos e sete feridos.

Fonte: O Dia Online.