Jornal Povo

A cada oito horas, um motorista foi flagrado bêbado no Rio, em 2021

Os municípios do Rio de Janeiro, Niterói e Volta Redonda registraram o maior número de ocorrências de pessoas autuadas por dirigem embriagadas ou sob o efeito de drogas no estado do Rio. Em 2021, os números chegam a 1.218 motoristas notificados no total estadual, o que significa que, a cada 24 horas, três pessoas foram pegas bêbadas – a maioria entre 30 e 59 anos. Os dados são do painel ISPTrânsito, feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

A plataforma mostra também que no último ano foram registrados 17.760 acidentes, 2.122 atropelamentos e 1.874 mortes no trânsito – a maior parte dessas ocorrências aconteceu no município do Rio, entre 18h e 0h.

Na cidade do Rio, os atropelamentos acontecem com maior proporção na Avenida Brasil, seguida pela Avenida das Américas e da Avenida Dom Hélder Câmara. Os acidentes de trânsito e as mortes no trânsito seguem o mesmo padrão dos dois locais com mais ocorrência, sendo que a Avenida Pastor Martin Luther King Júnior é o terceiro local com a maior ocorrência e, nas mortes, a Rua do Prado, em Santa Cruz.

Acidente na Avenida Brasil Carro capotado na altura de Guadalupe
Acidente na Avenida Brasil Carro capotado na altura de Guadalupe Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

– O ISPTrânsito é muito importante para fomentar as políticas públicas e informar a sociedade para, assim, evitar os acidentes de trânsito. O trabalho avançou muito, mas ainda temos muito o que fazer. Esses dados, principalmente os de embriaguez ao volante, são preocupantes e mostram também a importância da Operação Lei Seca. A conscientização é o caminho, e o respeito e a responsabilidade no trânsito é dever de todos nós – afirmou a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.

Neste ano, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu que o tema da campanha do Maio Amarelo é “Juntos salvamos vidas”.

Abordagem nas vias

Em 2021, cerca de 154 mil motoristas foram abordados pelas blitzes da Operação Lei Seca realizadas nas ruas do estado. Os agentes realizaram mais de 2.600 ações de fiscalização e cerca de 800 ações de educação. O trabalho inclui conscientização nas ruas, eventos, bares e restaurantes, além de palestras em escolas, universidades e empresas de todo o estado.

– A missão da Operação Lei Seca é salvar vidas e tornar o trânsito mais seguro, por isso atuamos diariamente buscando conscientizar a população sobre os riscos da mistura de álcool e direção – ressaltou o tenente-coronel PM Fábio Pinho, superintendente da Operação Lei Seca.