Jornal Povo

Corpo de mulher encontrada em São Gonçalo tem sinais de estrangulamento, diz família

Era para ser um Dia das Mães especial para uma família de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. No entanto, acabou em tragédia. A ajudante de serviços gerais Rita de Cássia Peres, de 46 anos, mãe de três filhos – de 18 anos, 17 e 13 – foi encontrada morta na Rua Quinta Dom Ricardo, no bairro Santa Izabel, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Parentes contam que a vítima estava sem parte das roupas e com sinais de estrangulamento. O corpo de Rita está no Instituto Médico-Legal (IML) de Tribobó.

Parentes da vítima contaram que ela havia passado todo o sábado com a filha, de 13 anos, na residência do namorado, que fica próxima ao local do crime. À noite, após deixar a menina na sua casa, ela retornava para a residência do companheiro e no trajeto desapareceu. A região não costuma ser perigosa, contam os familiares de Rita.

— Ela estava indo para a casa do namorado, que também morava perto, quando desapareceu. Durante todo o dia de sábado, ela ficou na casa dele, com a filha. Por volta das 18h, 19h, ela retornou para a casa dela com a menina. Quando foi pouco depois das 22h, ela retornava para a casa do namorado quando aconteceu isso. Ela passou a noite toda já morta e só soubemos na manhã de domingo — desabafa o estudante Jepherson Rodrigues, de 30 anos, primo da vítima.

Agora, a família só quer justiça. Nas redes sociais, parentes de Rita de Cássia cobram das autoridades uma resposta para o crime.

img
A ajudante de serviços gerais Rita de Cássia Peres saiu de casa na noite de sábado e horas depois seu corpo foi encontrado Foto: Reprodução

— A gente só quer a solução disso. Foi uma perda muito grande para a nossa família. Ela era uma pessoa muito querida e não merecia isso. A gente quer e precisa de justiça. Fomos à delegacia, ao IML e hoje vamos voltar para o reconhecimento do corpo. Esperamos que esse caso seja solucionado da maneira mais digna possível — completou Jepherson Rodrigues.

Procurada, a Polícia Militar informou que, “neste domingo, policiais militares do 7º BPM (São Gonçalo) foram verificar ocorrência no bairro Santa Isabel, no município de São Gonçalo”, diz trecho do comunicado que completa: “No local, uma pessoa foi encontrada em óbito. A área foi isolada para perícia. Ocorrência encaminhada para a Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo” (DHNSGI). A Polícia Civil ainda não comentou o caso.

‘Ela lutou antes de ser morta’, diz tio da vítima

Muito abalado, o militar reformado Aristides da Conceição Rodrigues, de 54 anos, tio de Rita de Cássia, contou que ela resistiu e lutou antes de ser morta. Ele disse que material genético do suspeito, como pele e cabelo, foram recolhidos das unhas da sobrinha.

— Quem fez isso com ela está todo arranhado, porque ela lutou e tentou se defender. Esse material está nas unhas. Pele e cabelo da pessoa foram encontrados. Além disso, eles encontraram a minha sobrinha com as calças abaixo do joelho. Fizeram uma covardia com ela — conta Rodrigues.

O militar reformado destacou que Rita de Cássia foi abordada e levada para um matagal, onde o corpo foi encontrado por um morador, na manhã deste domingo (8).

— Esse caminho é sombrio. Não tem iluminação e tem pouca segurança. A menina foi tirada do caminho e levada para o mato — disse o tio.

Segundo Aristides Rodrigues, Rita de Cássia tinha um relacionamento há 13 anos com o pai de sua filha mais nova. Segundo ele, o homem já foi ouvido, assim como a criança e o filho mais velho da vítima, que reconheceu o corpo ainda no local do crime.

— A polícia colheu o depoimento dele e pediu pro meu sobrinho reconhecer o corpo da mãe. (Como) A filha dela foi a última a vê-la, os policiais colheram o depoimento dela também. A própria DHNSGI descartou a participação do companheiro dela. Ele soube desse crime pela manhã. A pessoa que fez isso vai tentar se esconder, porque ela está toda marcada.

Rodrigues conta que a mãe de Rita está abalada e não acredita no que aconteceu com a filha.

— A mãe está muito abalada. A família que conhecia essa menina está abalada. Ela era muito pura e só vivia para ajudar os outros. Todo mundo está chocado.

O sepultamento de Rita de Cássia deverá acontecer no Cemitério de Santa Izabel ainda nesta segunda-feira. A expectativa é que o corpo seja enterrado no último horário, às 17h.