Jornal Povo

Troca de ministro pega executivos da Petrobras de surpresa e tema vira assunto em grupos de WhatsApp

demissão do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pegou de surpresa todo o alto escalão da Petrobras.

Membros do Conselho de Administração e diretores da estatal trocaram mensagens ao longo da manhã desta quarta-feira em grupos de WhatsApp sobre como reagir a possíveis novas interferências nos preços e eventuais mudanças na política de preços.

Segundo uma fonte, desde 2016, quando o estatuto da empresa passou por mudanças, justamente para blindar a companhia, é “comum pressões de Brasília”.

Por isso, essa fonte disse que o atual Conselho de Administração “pode e vai” brecar eventuais tentativas de controle no preço da gasolina e diesel.

Essa fonte lembrou que hoje a política de preços e as estruturas básicas de preço dos produtos da companhia são atribuições da diretoria executiva, mas fiscalizada pelos conselheiros.

Terceira demissão em decorrência dos aumentos nos preços dos combustíveis chega como surpresa na alta cúpula da Petrobras
Terceira demissão em decorrência dos aumentos nos preços dos combustíveis chega como surpresa na alta cúpula da Petrobras Foto: SERGIO MORAES / REUTERS

Preço da gasolina pode subir

Uma outra fonte do setor lembrou que a demissão de Bento teria sido um recado ao atual presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, e aos conselheiros, eleitos recentemente, de que um novo aumento nos combustíveis pode gerar novas mudanças no comando da empresa.

Alguns executivos, inclusive, adiaram a agenda e os compromissos que estavam planejando para “entender melhor os riscos do novo cenário”. Outra fonte do setor lembra que a estatal estava se preparando para reajustar o preço da gasolina no país, já que o último aumento ocorreu em março.

No início deste semana, a estatal reajustou o diesel em 8,87% de uma só vez. Desde janeiro, o combustível subiu 47%, desagradando caminhoneiros.

Semana passada, tanto o presidente da estatal quanto diretores, em videoconferência de resultados financeiros do primeiro trimestre, frisaram que vão continuar seguindo os preços de mercado e criticaram países que controlam os preços dos combustíveis.

Um analista do setor disse que, se o governo quiser impor na marra um controle de preços na Petrobras, teria que indicar novos conselheiros e propor mudanças no estatuto social da estatal, levando o tema a uma assembleia.