Jornal Povo

Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Mario Marques é aprovado pela Câmara de Nova Iguaçu

Projeto de autoria do presidente da CMNI, Eduardo Reina Gomes de Oliveira, Dudu Reina, foi aprovado em 1ª discussão na sessão de hoje (17/05), criando o CPDOC-CMNI, Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Mario Marques da Câmara Municipal de Nova Iguaçu. “Queremos que o Centro se torne referência para pesquisa da história do Poder Legislativo, que garanta a preservação, a difusão e o acesso da história política desta Casa, do município e da região”, afirmou Dudu.

O presidente explicou que Mario Marques, já falecido, foi o nome escolhido para o Centro por ele representar uma figura pública que sempre esteve além de seu tempo, com sete mandatos de vereador na cidade e com enorme bagagem deixada para todas as gerações.

Nesta quinta, dia 19 de maio, às 10 horas, o plenário da Câmara vai abrigar figuras importantes da cultura para a realização de uma audiência pública que irá discutir o advento do Centro. O evento é aberto ao público. Na ocasião a família de Mário Marques será homenageada.

Durante a sessão de hoje foi aprovado, também em 1ª discussão, projeto do vereador Maninho de Cabuçu que inclui no calendário oficial da cidade o Dia do Vôo Livre Municipal, a ser comemorado no dia 6 de abril, data alusiva ao primeiro salto de asa delta, na Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu.

Personalidades e agentes de segurança foram homenageadas pelo vereador Maninho:

Marvio Machado

. Altair Ferreira

. Afonso Filho

. Carlos Moura

. Gilson Carvalho

. Mauricio Ribeiro

. Givanildo dos Santos

.3º sgt André Alves

. Cabo Rodrigo

. 1º sgt Julio Cezar

. Soldado Rafael Ribeiro

. 3º sgt Emerson Ferreira

. Cabo Telmo Fernandes

. Pastor Jeferson de Melo

. Sadraque Gomes

. Edgard José

. Jorge Faustino

. Thiago Ferreira

. Maria Lucimara

34 anos do SUS

Dudu Reina lembrou que o Sistema Único de Saúde – SUS completa hoje 34 anos de existência no Brasil. “É uma data para ser comemorada. Até 1984 só podia fazer uso da saúde pública as pessoas que tinham carteira assinada. O SUS universalizou o acesso à saúde. Muito ainda precisa ser feito, mas temos avançado na área. Viva o SUS”, comemorou.