Jornal Povo

Oportunidade:”Prefeitura de Nova Iguaçu abre concurso temporário para agentes de apoio à inclusão”

Começou nesta quarta-feira, 18, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da prefeitura de Nova Iguaçu com vagas para 500 agentes de apoio à inclusão para a rede municipal de ensino. As inscrições devem ser feitas em duas etapas. A primeira é o preenchimento do formulário disponível no site da prefeitura na página da Secretaria Municipal de Educação. O candidato deve clicar em “Processo Seletivo Simplificado” e fazer o cadastro até o dia 20 de maio.

Na segunda etapa de inscrição, o interessado deve comparecer à Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Abílio Augusto Távora, nº1806, no bairro Luz, com a documentação necessária para a conclusão da inscrição. Os documentos devem estar dentro de um envelope pardo. É necessário apresentar ficha de inscrição, documento de identidade e CPF, carteira profissional, comprovante de residência, certificados ou declaração de conclusão de curso, título de eleitor e certidão de quitação eleitoral, certificado de reservista ou de alistamento militar, cartão de inscrição no PIS/PASEP ou nada consta da Caixa Econômica Federal. A lista com a documentação pode ser conferida no edital do concurso no site da prefeitura.

A contratação é pelo período determinado de 12 meses e é necessário ter diploma do curso de magistério, nível médio na modalidade normal. As vagas têm carga horária de 40 horas semanais e a remuneração bruta é de R$1.400 por mês.

Segundo a prefeitura, uma classificação preliminar vai ser publicada no site no dia 7 de junho e os candidatos terão até o dia seguinte para entrar com recurso. A classificação final está prevista para sair no dia 15 de junho, mesmo dia da convocação. A documentação para a contratação deve ser entregue a partir do dia 20 de junho. O processo seletivo tem validade de 12 meses, que pode ser prorrogada uma única vez por período igual ou menor.

O processo seletivo será feito em etapa única, de caráter eliminatório e classificatório levando em conta a análise de currículo e experiência. Nas titulações serão pontuadas: certificado de curso na área de educação especial (com carga horária mínima de 10h), certificado de curso de extensão na área de educação especial (com carga horária mínima de 120h), graduação em pedagogia e demais licenciaturas, e pós-graduação lato sensu na área de Educação Especial (com mínimo de 360h de carga horária). Na experiência profissional serão pontuadas o período em escola municipal, estadual, federal ou particular.

Os critérios de desempate são, em ordem: maior pontuação em experiência na função de agente de apoio, maior pontuação na titulação, candidato mais idoso.

Em março, a prefeitura anunciou edital para contratação temporária por um ano de 493 profissionais da educação para a rede. As vagas eram para professores das disciplinas de ciências, geografia, arte, língua portuguesa, matemática, história, educação física e inglês. Um mês antes, os profissionais da educação da rede municipal de Nova Iguaçu tinham entrado em greve pleiteando reajuste salarial. Os grevistas também reivindicavam a realização de concurso público, mas em vagas fixas e que atendessem também as funções de merendeiras, auxiliares de serviços gerais e equipe pedagógica. A greve foi suspensa após judicialização da questão.