Jornal Povo

Itatiaia bate o recorde de frio do país com -2,4 graus; e Rio tem dia mais gelado do ano

Estação meteorológica do Parque Nacional de Itatiaia registrou 2,4 graus negativos nesta quinta-feira Foto / Divulgação

Foi nas alturas do Parque Nacional do Itatiaia, no Sul Fluminense, que a temperatura mais baixa do país teve registro nesta quinta-feira. À 1h da madrugada os termômetros marcaram 2,4 graus negativos, com sensação térmica ainda menor, de 10,4 graus negativos. O frio se estendeu por todo o estado fluminense, e a capital bateu seu recorde do ano nesta madrugada, com 11,5 graus na Vila Militar, na Zona Oeste da capital, às 4h, na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, há possibilidade de ondas de até 4 metros no litoral da cidade.

Os últimos dias têm sido gelados no estado fluminense. Ontem, dia 18, a cidade do Rio tinha conquistado sua manhã mais fria — até então — também na Vila Militar, com 11,8 graus às 7h. Em Itatiaia foi ainda mais baixa do que nesta quinta, com a mínima logo no comecinho da manhã, às 6h, de 3,2 graus negativos, e sensação térmica de 12,7 negativos. A marcação foi na estação que fica no parque nacional, região que não é habitada.

Além de investir no casaco, é preciso ficar atento com os ventos que devem variar de moderados a fortes. E é melhor deixar o banho de mar para outro momento. A Marinha emitiu alerta de ressaca, válido até as 21h desta sexta (20), devido às fortes ondas que podem chegar a 4 metros na cidade. O deslocamento do ciclone Yakecan pela costa brasileira, que ajudou a derrubar as temperaturas principalmente no sul do país, em direção ao litoral, deve provocar ventos intensos no litoral.