Jornal Povo

Poemas & Poesias:”Amigo é coisa séria”

Por:: Dr. Luiz Alberto Soares, Juiz de Direito e Escritor.

Amigos fazem parte da minha trajetória, dos meus alicerces emocionais e são um dos ganhos que a passagem do tempo me concedeu. Amigo é coisa séria. Vai muito além de um bate-papo, de um copo de vinho, de alguns interesses em comum. Amigo fica quando pode ir embora e quando muitos viram as costas. Amigo é coisa séria. É aquele para quem se pode telefonar, não importa onde ele esteja nem a hora do dia e contar um drama, pedir um conselho. E ele vai lá nos socorrer, nos tirar do atoleiro e nos ouvir. Durante a vida, são muitos os conhecidos e poucos os amigos, mas que estes sejam reais, amizades de verdade, dessas que formam um laço, um colo para acolher, um abraço para envolver e o chão sobre o qual a gente sabe que pode caminhar. Falo daquelas amizades para as quais eu sou apenas eu, uma pessoa com manias e brincadeiras, eventuais tristezas, erros e acertos.
Amigo é coisa séria. Ser amigo é rir junto, é dar o ombro para chorar, é poder criticar, é poder até brigar e voltar um minuto depois, sem ter de dar explicação nenhuma.
Amigo é aquele a quem a gente procura quando se angustia demais, e ele chega com um sorriso ou uma frase que nos faz animar novamente. Ser amigo não é para qualquer um e amigo do peito é espécie em extinção. É que amigos não
nascem do nada, eles são conquistados com o tempo. Ele não cobra, mas sente falta. Com ele não precisa de hora marcada. Com ele não há desculpa, mentiras, disse me disse. Nada se esconde, tudo se revela, até aquele segredo mais secreto. E nesse mundo complicado, desanimador, cheio de manias, de vermes pensando que são reis, eles nos colocam onde merecemos e se tiver que chamar atenção, mostrar a direção, ele faz. Pode estar distante, mas sabemos que sempre retorna. Ele nos aguenta, nos sustenta, nos dá impulso e abrigo, e nos faz ser melhores.
Por isso, amigo é coisa séria.