Jornal Povo

Literatura fantástica é destaque em Nova Iguaçu Tarde de Autógrafos do livro “Adrenocromo”, de Vanessa Amaral

Em seu segundo livro, Vanessa Amaral, explora uma lenda urbana. Ela autografa “Adrenocromo”, nesta sexta-feira (27), às 14h, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. O evento é mais uma ação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fenig – Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu.

“Adrenocromo” é, para a ciência, um composto químico produzido pela oxidação da adrenalina. A autora se inspirou numa lenda urbana da bruxa do Arco do Teles para refletir os problemas de insegurança que o Rio de Janeiro sempre enfrentou.

“Quando conheci a lenda, essas questões se fizeram presentes em toda reflexão para a história ser escrita”, destaca Vanessa Amaral. Na trama, André, um policial civil que repete o mantra de honestidade, mesmo que envolvido em controvérsias, se vê responsável pela investigação de uma onda de assassinatos de crianças no Rio de Janeiro. As vítimas seguem o mesmo padrão, meninos e meninas pobres, moradores de favelas.

O caso fica ainda mais sinistro quando surge a suspeita sobre uma lenda urbana. Estaria de volta uma serial killer, morta há muito tempo?

Com a vida entre Nova Iguaçu e Queimados, Vanessa fez  faculdade de Biologia e no período de estudante começou a escrever.  Ela iniciou com os contos e depois se sentiu segura para escrever um livro.

A primeira publicação foi “O medo do brasileiro”. Entre seus autores preferidos estão Edgar Allan Poe, Machado de Assis e Ariano Suassuna.

Participar da Tarde de Autógrafos da Fenig é para Vanessa Amaral, um momento importante. “Acredito que essas ações são necessárias para ajudar tanto os escritores que estão começando quanto para mostrar à população iguaçuana que existem pessoas produzindo perto delas, e é um sinal que todos podem”, finaliza Vanessa.

Além da Tarde de Autógrafos, a ação “Livros para Voar”, da Fenig, recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); na Sala de Leitura Fenig no TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto;OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.