Jornal Povo

Castro: Região dos complexos virou ‘hotel de luxo’ para chefes de facções

Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) publicou hoje (25) nas redes sociais que no Complexo da Penha, onde 25 pessoas foram mortas ontem após operação policial, funciona o “coração” da maior facção criminosa do estado. Castro afirmou que o local, na zona norte da capital fluminense, “virou hotel de luxo” de chefes de outras facções.

“Ali bate o coração da maior facção criminosa do estado. A mesma que espalha o terror e o medo na sociedade. Ali virou hotel de luxo para chefes de fações criminosas de outros estados do Brasil”, escreveu ele na postagem.

A ação policial de ontem, feita na Vila Cruzeiro — uma das 13 favelas que integra o Complexo da Penha —, foi a segunda mais letal da história do estado, atrás apenas da operação no Jacarezinho, ocorrida em maio de 2021, com 28 mortos.

A Polícia Militar alega que a ação na área foi necessária após ter observado o aumento de lideranças criminosas de outros estados em comunidades do Rio após uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que limita as operações policiais em comunidades no estado durante a pandemia de covid-19.

Ainda segundo a PM, a ação era planejada há meses e foi executada ontem para impedir que criminosos do CV (Comando Vermelho) se movimentasse da Vila Cruzeiro para a Rocinha.

Na postagem feita hoje, Castro afirma que na semana passada um helicóptero particular foi alvo de tiros de fuzis na região dos complexos. “Na oportunidade, não vi nenhum especialista defender os cidadãos de bem”, disse.

“Política de segurança no Rio de Janeiro, infelizmente, exige do poder público demonstração de força e autoridade. Confronto, numa palavra. Coragem, noutra”, escreveu.

Em apenas um ano de gestão de Castro no RJ foram registradas 181 mortes em 39 chacinas. Os dados foram fornecidos pelo Instituto Fogo Cruzado e o Geni (Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos, ligado à UFF, Universidade Federal Fluminense). As pesquisas na área de segurança pública consideram como chacina todas as ações com ao menos três mortes.

Fonte: UOL.