Jornal Povo

Presidente da Câmara de Mesquita é acusado de organização criminosa e fraude licitatória pelo Ministério Público

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara Municipal de Mesquita, Sancler Nininho (Pros), foi denunciado pelo Ministério Público do Rio por organização criminosa e fraude licitatória. Segundo o documento, o parlamentar e outras sete pessoas atuam na Casa, até os dias atuais, para desviar dinheiro público, principalmente através de peculato, fraudes, falsificações e crimes licitatórios.

De acordo com o MP, o grupo atua de forma organizada, com sistema de poder hierarquizado, liderado por Sancler Nininho. Os funcionários citados deveriam cumprir ordens irregulares e permitir que os atos criminosos circulassem pelos seus setores administrativos da Câmara sem qualquer supervisão ou controle. Em troca, afirma o Ministério Público, eles permaneceriam em seus cargos, recebendo seus salários, muitas vezes sem trabalhar ou sem possuir qualificação profissional para exercer a função que ocupavam.

O MP ainda cita um caso específico em que Sancler e os outros denunciados, entre fevereiro e março de 2021, embolsaram irregularmente R$ 5.477 dos cofres públicos, valor correspondente a dois meses de salário de um assessor jurídico.

Para impedir a prática de “crimes permanentes”, o Ministério Público pediu a prisão cautelar de Sancler Nininho como instrumento de combate à organização criminosa estabelecida na Câmara de Mesquita.

Vale lembrar que o presidente da Casa foi um dos responsáveis por afastar do mandato, em abril, a vereadora Ana Cris Gêmeas, do PSD, única mulher eleita para esta legislatura na Câmara de Mesquita. Menos de um mês depois, a Justiça determinou que a parlamentar retornasse ao seu mandato, pois a Casa desempenhou as funções de acusadora, investigada e magistrada ao mesmo tempo.

Fonte: Extra Online