Jornal Povo

Fiscalização encontra 58 kg de alimentos impróprios para o consumo em mercados do Rio

Em um dos estabelecimentos, os fiscais encontraram animal morto, larvas e equipamentos soltos no depósito

Fiscais da Prefeitura fazem vistorias em supermercados da Zona Nota da cidade

Comissão de Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou vistorias, nesta segunda-feira (30), em diferentes redes de supermercados, em Marechal Hermes e, em Cascadura, ambos na Zona Norte do Rio de Janeiro. Na ação, que contou ainda com a participação do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa/Rio), os agentes descartaram 58 quilos de alimentos que estavam fora do prazo de validade.

No primeiro estabelecimento, a fiscalização da Prefeitura do Rio encontrou 13 quilos de alimentos impróprios para consumo, mas em condições sanitárias satisfatórias.

“Havia algumas embalagens rompidas, um produto descongelado e algumas linguiças com a validade vencida. O estabelecimento se encontra adequado, mas tinham alguns termos de intimação que também viemos verificar. Um deles foi cumprido integralmente e o outro, não. Então, lavramos um novo termo para que eles realizem as adequações”, afirmou Lívia Castilho, auditora fiscal do Ivisa.

No segundo estabelecimento, no entanto, as condições não eram as melhoras. Lá a fiscalização encontrou animal morto, larvas e equipamentos soltos no depósito. O supermercado foi multado pela Vigilância Sanitária tanto pela precariedade na higiene, quanto pelos produtos impróprios para consumo. O supermercado terá um prazo de até 60 dias para corrigir as irregularidades e, caso contrário, será interditado.

“Encontramos produtos com embalagens abertas, com fungo e vencidos, totalizando aproximadamente 45 quilos de alimentos descartados. Também estava sendo realizada uma obra na padaria, que foi paralisada”, explicou Castilho.

O presidente do colegiado, deputado Alexandre Knoploch (PSC), salientou que é importante a participação da população na luta pela qualidade sanitária e de produtos vendidos no mercados do Rio. Ele disse que as denúncias podem ser feitas através Disque Segurança Alimentar da Alerj e da Vigilância Sanitária.