Jornal Povo

Câmara de Nova Iguaçu homenageia Acini pelo aniversário de 77 anos; na cerimônia, Mario Lopes toma posse como presidente da Associação

A Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (Acini) completou 77 anos de existência no último dia 23 de maio. A Câmara Municipal de Nova Iguaçu realizou, hoje (31/05), sessão solene para comemorar o aniversário e homenagear com a Moção de Congratulações e Aplausos o presidente, vice-presidentes, ex-presidentes, membros da diretoria e colaboradores. Delmo Simões Filho passou a presidência para Mario Lopes, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Delmo irá integrar o Conselho Deliberativo.

José Luiz Teixeira, vice-presidente, apresentou um pouco da história da Acini, desde a fundação, em 1945, quando o cenário brasileiro era o de fim da 2ª Guerra Mundial. Professor Luiz Teixeira, como é chamado, disse que o estatuto da Associação determinava como principais pontos de atuação, além de incansável trabalho na defesa dos interesses das classes industriais, comerciais e agrícolas, o desenvolvimento de toda a cidade iguaçuana.

A entidade cresceu, e segundo Delmo Simões, 80% do Produto Interno Bruto de Nova Iguaçu é originário dos estabelecimentos que a Associação representa.

Mario Lopes e Dudu Reina

Mario Lopes disse que dará o seu melhor na presidência da Acini e que não se recorda da entidade ter recebido uma homenagem como a prestada pela Câmara. “A exemplo desta Casa, quero criar um Centro de Memória da Associação. Precisamos resguardar nossa história”, afirmou. Ele presenteou o presidente Dudu Reina com um livro editado nos 50 anos da entidade.

Presente à solenidade, o deputado federal Dr. Luizinho falou da importância de entidades como a Acini e o Rotary Club. “Precisamos dar voz ao comércio da nossa cidade. Eles são responsáveis por alavancar a economia. Aproveito para anunciar a inauguração, em breve, de um hospital municipal na Estrada de Madureira e a instalação do Rio Imagem Baixada. Os dois equipamentos irão oferecer saúde pública de qualidade para toda população”.

Pres. da Cruz Vermelha Nova Iguaçu Jornalista Renato Muniz e Dudu Reina

Várias autoridades e personalidades estiveram presentes à sessão, entre elas: Hilário Franklin, presidente da OAB/Nova Iguaçu; Renato Muniz, presidente da Cruz Vermelha de Nova Iguaçu; Xandrinho, secretário municipal de Nova Iguaçu e ex-vereador iguaçuano; Renata da Telemensagem, ex-vereadora de Nova Iguaçu; Mirian Magali, superintendente da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres.

Listagem Homenageados – Solenidade ACINI
NOMECARGO OCUPADO
Antonio de Freitas Quintella (in memoriam)ex presidente
Antonio de Padua Alpinoex presidente
Assis Vieira Fernandes (in memoriam)ex presidente
Delmo Simões FilhoCon. Deliberativo
Geraldo Miquelotti (in memoriam)ex presidente
Gilberto LimaFuncionário
Isa CaldeiraAdministradora
Itamar Serpa Fernandesex presidente
Joaquim Nunes Rondom (in memoriam)ex presidente
José Luiz da SilvaVice Presidente
José Nogueira Coelho (in memoriam)ex presidente
Julio Góesex presidente
Luiz Carlos Peixoto (in memoriam)ex presidente
Luiz Eduardo Piresex presidente
Manoel de Freitas Quintella (in memoriam)ex presidente
Mario LopesPresidente
Moises Gonçalves Pereira (in memoriam)ex presidente
Renato Jardim de Sousaex presidente
Renato Libardoniex presidente
Roberto de Almeidaex presidente
Sylvio Coelho (in memoriam)ex presidente
Uéliton Pessanha de Carvalho (in memoriam)ex presidente