Jornal Povo

Vitima de bala perdida:”Criança é baleada na cabeça durante confronto em Curicica”

Uma criança de 4 anos foi baleada na cabeça no final da tarde desta quarta-feira em Curicica, Zona Oeste do Rio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ela está sendo operada e o estado é grave. No primeiro instante, a criança teria sido socorrida por um mototaxista e levada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento da Taquara), e depois foi transferida para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea.

Policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) foram verificar uma denúncia de extorsão no bairro. No local, de acordo com a Polícia Civil, criminosos atacaram e houve confronto. Até o momento, uma pessoa foi presa e foram apreendidos um carro roubado e uma pistola. A ocorrência ainda está em andamento.

Segundo a plataforma Fogo Cruzado, em 2022, quatro crianças foram baleadas no Grande Rio. Uma morreu. Todas teriam sido vítimas de balas perdidas.

No dia 17 de abril, uma menina de 9 anos foi atingida por um tiro no olho na Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio. A criança foi socorrida e levada para o Hospital Souza Aguiar, onde ficou internada em observação. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o responsável pelo disparo e o caso é investigado pela 34ª DP (Bangu). A menina caminhava em uma rua da comunidade, ao lado da mãe e da avó, quando foi ferida e caiu no chão.

A bala ainda teria ricocheteado no chão antes de atingir o olho da menina. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que, mesmo ferida, ela consegue se levantar após o disparo. Em seguida, as duas mulheres que a acompanhavam buscam socorro com moradores do local.

No dia 1º de abril, uma criança de 11 anos ficou ferida durante uma operação policial no bairro Jardim América, na Zona Norte. De acordo com a PPM, um suspeito morreu após ser baleado numa troca de tiros. A corporação informou que o menor foi atingido por estilhaços de bala. Ele foi encaminhado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.

No começo do ano, no dia 6 de janeiro, uma criança de 6 anos morreu e outras duas ficaram feridas por tiros em Queimados, na Baixada Fluminense. Mais de dez crianças estavam no grupo que ajudava na mudança de uma moradora do Morro da Torre, no bairro Inconfidência, quando ocorreram disparos de arma de fogo. As balas atingiram Kevin Lucas dos Santos Silva, de 6 anos, que estava no quintal da casa, no tórax. Apesar do socorro, o menino não resistiu e morreu. Segundo moradores, não havia confronto ou operação policial na região no momento.