Jornal Povo

Literatura infantil é destaque na Tarde de Autógrafos da Sala Fenig Tarde de Autógrafos do livro “A família Lobato e o monstrinho invisível”, de Danielle Viana

A orientadora educacional Danielle Viana encontrou na leitura e na escrita um círculo de conhecimento. Para reforçar esses laços com os amantes da leitura, ela autografa nesta sexta-feira (10), às 14h, o livro “A família Lobato e o monstrinho invisível”, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. A ação é do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

“Minha história começa quando eu tomo uma postura em relação à leitura e passo de uma leitura completamente passiva a alguém que influencia e incentiva as pessoas. Em 2018, comecei o Clube do Livro Pilar (Projeto de Incentivo à Leitura e Autoestima Resgatada). Iniciei círculos de leitura na minha casa, depois uma biblioteca ambulante. Em 2020, no Instagram, durante a pandemia, meu projeto ganhou representatividade nacional”, lembra Danielle Viana.

Entre as inspirações da escritora estão os autores Fernando Pessoa e Clarice Lispector. Em homenagem ao centenário de Clarice, ela escreveu o texto “Sobre Mulheres”, lançado e disponível gratuitamente no site da editora Inovar.  “Gosto também de C.S. Lewis, que trabalhou na literatura fantástica, e Max Lucado, entre muitos outros”, destaca.

O livro “A família Lobato e o monstrinho invisível” é o primeiro livro infantil de Danielle. Uma imaginação de fã do “Sítio Pica Pau Amarelo”, de Monteiro Lobato. Ela pensou o universo do Sítio numa situação da pandemia. O monstrinho invisível é uma representação da Covid 19.

Nascida em São João de Meriti e moradora de Nova Iguaçu, Danielle lembra o amor pela cidade que adotou quando escreveu a poesia “Iguassu ou Nova Iguaçu para onde caminhas”.  “Valorizo a leitura porque, através dela, você pode viajar a qualquer lugar”, diz inspirada.

“Eu acho o projeto Livros para Voar uma incrível a oportunidade para os escritores mostrarem suas obras. O incentivo à leitura é algo muito importante”, afirmou Danielle Viana, autora também de  O Ato de Ler e a (trans)formação do ser (2021); O Diário de Ester (2021), e O Grande Legado dos Profetas Menores( 2022).

Além da Tarde de Autógrafos, a ação “Livros para Voar”, da Fenig, recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); na Sala de Leitura Fenig no TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.

Data: Sexta-feira – 10/06/2022

Hora: 14h

Local: Sala de Leitura Fenig – terceiro piso – TopShopping – Centro de Nova Iguaçu