Jornal Povo

Médico Ortopedista acredita na expansão hospitalar para reduzir filas

Médico ortopedista acredita que através da ampliação dos hospitais credenciados, a fila de espera para cirurgias de alta complexidade pode diminuir no estado do Rio

Com mais de 20 anos de experiência, Dr. Norival Júnior crê que a descentralização dos hospitais credenciados, ampliando o serviço para o interior do estado, pode ajudar a diminuir essa fila de espera. “Para isso, é necessária intervenção política”, diz.

Todo mundo tem um parente ou conhece alguém que esteja na fila de espera para cirurgias de alta complexidade através do Sistema Único de Saúde. No estado do Rio de Janeiro, ao fim de 2021 eram mais 141 mil fluminenses no aguardo da liberação de suas cirurgias e vivendo com limitações físicas no dia-a-dia.

O médico ortopedista, com mais de duas décadas de experiência na área, Dr. Norival Júnior, que realiza esse tipo de cirurgia pelo SUS em hospitais do interior do RJ, acredita que descentralizando as unidades e credenciando hospitais de todo o estado que possuem essa estrutura completa essa fila pode diminuir.

“Temos profissionais e equipe médica em todo o estado. Vou usar como exemplo o hospital regional Zilda Arns de Volta Redonda, na Região do Médio Paraíba. Uma unidade com uma estrutura gigante e próxima a Via Dutra, com acesso fácil. Você sabia que esse hospital não tem permissão para a realização desse tipo de cirurgia?

Existem outros espaços tão bem estruturados quanto, mas por burocracia ou falta de investimentos básicos não estão aptos para a realização de cirurgias de alta complexidade pelo SUS.” Opinou o médico.

Dr. Norival crê que somente com intervenção política essa situação pode ser, no mínimo, amenizada. “São anos e anos com esse mesmo problema, que pode ser resolvido com diálogo entre poderes públicos para a desburocratização desse procedimento”, finaliza.