Jornal Povo

Fifa vai permitir 26 convocados e 15 jogadores no banco na Copa do Mundo

Entidade será a primeira a usar novas regras autorizadas pela IFAB na semana passada

A Fifa está prestes a anunciar que a Copa do Mundo do Catar, em novembro e dezembro deste ano, será a primeira da história para as quais as seleções poderão levar 26 jogadores – em vez dos habituais 23. 

Será permitido aos 32 técnicos da Copa do Mundo levar 15 jogadores para o banco de reservas – todos poderão ser inscritos em cada partida e ficarão à disposição para entrar em campo durante os jogos. Também serão permitidas cinco substituições por jogo, desde que distribuídas em três paralisações.

Na semana passada, a associação internacional que regula as regras do futebol (IFAB, na sigla em inglês) autorizou as entidades a adotarem essas regras nos torneios que organizam. A Fifa será a primeira a implementar as medidas. Oficialmente a entidade ainda não comenta o assunto.

No ano passado, ainda por causa dos efeitos da pandemia de Covid, a Conmebol permitiu 28 convocados para a Copa América, e a Uefa permitiu 26 para a Euro. Mas nas duas competições continentais cada técnico só pôde levar 12 reservas para o banco em cada jogo. Tite, por exemplo, chamou apenas 24 para a Copa América de 2021.

No dia 1 de abril, em seminário realizado em Doha, no Catar, na véspera do sorteio dos grupos da Copa, a Fifa reuniu técnicos de quase todas as seleções classificadas para o Mundial com o objetivo de ouvi-los. A maioria dos treinadores demonstrou apoio ao aumento da lista para 26 nomes e para a presença de 15 atletas no banco de reservas.

Fonte: GE.